metropoles.com

PM expulsa sargento que matou artista em discussão no Beco do Batman

Sargento da PM Ernest Decco Granaro foi condenado em um processo administrativo disciplinar em 2022; crime ocorreu em 2008

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Rede Social
Foto colorida mostra sargento Ernest Decco Granaro
1 de 1 Foto colorida mostra sargento Ernest Decco Granaro - Foto: Reprodução/Rede Social

São Paulo — A Polícia Militar (PM) expulsou o sargento Ernest Decco Granaro, do 13º Batalhão, condenado a 15 anos de prisão por matar um artista plástico no Beco do Batman, ponto turístico da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, durante uma discussão, em novembro de 2008.

A expulsão foi publicada no Diário Oficial do estado na última segunda-feira (8/1), com base em decisão da Corregedoria da PM que considerou que o PM cometeu “faltas disciplinares de natureza grave” por praticar “atos atentatórios ao Estado, à instituição e aos direitos humanos fundamentais”.

Testemunhas disseram que o PM, que estava de folga e sem uniforme, atirou contra Wellington Copido Benfati, o “Nego Vila”, de 40 anos, quando ele estava caído no chão.

Ele foi preso em flagrante após o crime. Na época, moradores e artistas da Vila Madalena organizaram protestos contra a violência policial e pedindo a condenação do sargento. Ele foi solto em 2022 por decisão da Justiça.

Em um primeiro momento, Ernest Decco Granaro afirmou que o disparo ocorreu em legítima defesa. Durante o processo, ele mudou de versão, passando a alegar que o disparo foi acidental.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?