PM da ativa grava vídeo em apoio a candidato em São José do Rio Preto
Tenente da ativa da Polícia Militar gravou vídeo de apoio ao Coronel Fábio Candido (PL), candidato à Prefeitura São José do Rio Preto
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O candidato à Prefeitura de São José do Rio Preto Coronel Fábio Candido (PL) divulgou um vídeo em que uma tenente da ativa da Polícia Militar declara apoio à sua candidatura. A gravação contraria as regras da Justiça Eleitoral e da própria corporação.
No material, a tenente Amália Paci diz que trabalhou com o candidato na Polícia Militar e menciona a trajetória dele na força policial para apoiá-lo. Ela diz : “Agora, como candidato a prefeito, tenho certeza que ele levará essa mesma competência e ética para a gestão da cidade”.
O Código Eleitoral proíbe servidores públicos e autoridades de favorecerem candidaturas em campanhas eleitorais. Além disso, o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de São Paulo (RDPM) prevê a abstenção dos agentes em atividades político-partidárias.
O Metrópoles procurou a Secretaria de Segurança Pública para saber se a tenente havia solicitado autorização para participar no vídeo. A pasta informou que a Polícia Militar analisa as imagens para verificar se houve alguma infração na conduta da policial. Em caso positivo, as medidas cabíveis serão tomadas.
Já a campanha do candidato disse, também em nota, que, no depoimento da tenente, ela não faz referência à sua profissão. Segundo a equipe de Fábio Cândido, houve um erro na produtora ao vincular seu nome a um cargo e que a questão está sendo corrigida com os editores do vídeo.
Coronel Fábio Candido está em terceiro lugar das pesquisas de intenções de votos em São José do Rio Preto. Em 2020, ele foi candidato a deputado estadual pelo PL e foi eleito suplente.