metropoles.com

PM afasta policiais que jogaram spray de pimenta em homem imobilizado

Homem negro chamou a PM após ser ameaçado e acabou se tornando alvo de uma abordagem violenta; SSP diz não compactuar com “excessos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra policial militar (PM) jogando spray de pimenta em um homem negro parado e imobilizado pelo pescoço - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra policial militar (PM) jogando spray de pimenta em um homem negro parado e imobilizado pelo pescoço - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — A Polícia Militar afastou, nesta sexta-feira (26/4), os dois PMs envolvidos no episódio em que um homem negro é atingido por spray de pimenta no rosto quando já estava imobilizado pelos agentes. Um vídeo com a abordagem violenta, ocorrida na terça-feira na zona norte de São Paulo, viralizou nas redes (veja abaixo).

Em nota ao Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou o afastamento e condenou a postura dos PMs. “A conduta dos policiais contraria os protocolos operacionais da PM, que instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos”, diz a nota.

A instituição, prossegue a nota, “não compactua com desvios de conduta ou excessos de seus agentes”

O vídeo viralizou após ser compartilhado pelo deputado estadual Renato Freitas (PT-PR). A confusão teria começado, de acordo com o deputado petista, após o homem negro receber a cobrança de um aluguel que já estava pago.

O cobrador era o ex-marido da proprietária do imóvel, que o ameaçou com uma faca.

O homem negro, então, chamou a Polícia Militar. Quando os policiais chegaram, contudo, o alvo da abordagem foi a vítima de ameaça.

Imobilizado pelo pescoço

As imagens mostram um dos PMs segurando o homem negro, que estava com os braços atrás das costas, contra o portão de uma residência. Ele imobiliza o rapaz pelo pescoço e, em seguida, joga o spray de pimenta nos olhos do homem.

A dona da casa onde o homem negro mora aparece e diz aos PMs que ele é um “bom inquilino”. Enquanto isso, a vítima diz que não está conseguindo respirar, além de esfregar os olhos em razão dos efeitos do spray de pimenta.

A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) pediu as imagens das câmeras corporais dos agentes e solicitou ao Ministério Público que investigue e identifique os PMs envolvidos no caso.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?