metropoles.com

Plano Diretor anistia Universal de contrapartida por Templo de Salomão

Plano Diretor que a Câmara Municipal deve votar na próxima segunda (26) isenta Universal de construir ao menos 3 mil moradias populares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IURD/Reprodução
Templo de Salomão
1 de 1 Templo de Salomão - Foto: IURD/Reprodução

São Paulo – A revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da capital paulista, que a Câmara Municipal deve votar na próxima segunda-feira (26/6), isentará a Igreja Universal do Reino de Deus de “pagar” contrapartida de milhares de reais ligadas à construção do Templo de Salomão.

A igreja, de 100 mil metros quadrados de área, foi erguida e inaugurada no Brás, região central da cidade, em 2014.

O terreno onde a igreja foi construída está em uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis), local que, por lei, deveria ser destinado à construção de moradias populares. O uso do terreno para a atividade religiosa está em desacordo com a legislação.

A irregularidade, porém, até hoje não foi sanada. Uma nova lei, aprovada na Câmara ainda em 2015, e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2018 com o Ministério Público, tentaram resolver a questão, autorizando a igreja a construir habitações de interesse social em área equivalente à do templo em outros pontos da cidade, como contrapartida.

Novas regras

A Universal teria de construir ao menos 3 mil unidades habitacionais, segundo cálculos da Prefeitura de São Paulo. Mas nada foi erguido.

O PDE proposto pela base do prefeito Ricardo Nunes (MDB), agora, muda as regras. O texto diz que a classificação de Zeis em uma área não precisa mais ser respeitada se os terrenos forem “destinados a locais de todo culto”.

Embora não haja relação direta com o templo descrita no texto do PDE, parlamentares envolvidos nas discussões do plano dizem que a medida foi feita sob medida para atender a Universal e seu braço político, o partido Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas, aliado de Nunes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?