Vídeo mostra piloto sendo alertado sobre queda de roda de avião: veja
Conversa entre piloto e central de controle relata objeto caído no mar; aeronave fez pouso de emergência depois de perder roda
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O piloto do Airbus A319 que fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nessa terça-feira (6/2), perguntou se a central de controle identificou o objeto que se desprendeu da aeronave. O avião perdeu a roda logo após a decolagem, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Piloto: Vocês avistaram algo caindo da aeronave, confirma?
Torre de Controle: Afirmo. Assim que o senhor cruzou a cabeceira oposta, a gente observou dois objetos caindo na água, mas a gente não soube identificar se caiu da aeronave ou se foi algum objeto que foi movido pela sua passagem.
– Piloto: Após a queda, você perderam contato visual, vocês usaram binóculo, alguma coisa que poderia ver?
Na sequência, a mulher que responde pela torre de controle diz que o objeto parecia “uma boia preta”. O vídeo com o diálogo foi divulgado pelo canal “Aviation TV”.
O voo LA-3923, da Latam Brasil, saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e tinha como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A tripulação optou pelo desvio para Guarulhos porque as pistas são maiores e mais adequadas para um pouso de emergência. O voo havia decolado às 12h20 do Rio de Janeiro.
Apesar do problema com o trem de pouso, a aterrissagem foi completada em segurança e os pilotos taxiaram o avião normalmente até o pátio, com acompanhamento dos veículos de apoio, também como medida padrão para situações como essa.
Em nota, a Latam afirmou que o voo foi desviado para Guarulhos para manutenção corretiva da aeronave e que os passageiros estão recebendo toda a assistência necessária devido à troca de aeroportos.
“A LATAM Brasil informa que o pouso do voo LA3923 (Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas) desta terça-feira (6/2) foi desviado para o aeroporto de Guarulhos para manutenção corretiva da aeronave. A companhia está oferecendo toda assistência necessária aos passageiros.
A LATAM adota todas as medidas operacionais e técnicas de segurança para garantir uma viagem segura para todos.”
O aeroporto de Guarulhos também foi procurado pelo Metrópoles sobre o pouso de emergência, mas não se manifestou. O espaço segue aberto.