metropoles.com

Piloto gaúcho faz 1º pouso em Porto Alegre no aniversário: “Recomeço”

Aeroporto Salgado Filho voltou a receber voos nesta segunda-feira, após cinco meses de interdição provocada pelas chuvas no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guilherme Mion/ Reprodução
Aeronave da azul
1 de 1 Aeronave da azul - Foto: Guilherme Mion/ Reprodução

São Paulo — Saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, às 6h30 desta segunda-feira (21/10), aquele que seria o voo de reinauguração do aeroporto de Porto Alegre, após quase seis meses de interrupção nas operações em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

A cabine estava sob comando da dupla de gaúchos Carlos Coster, de 40 anos, e Henrique Schneider, 25 anos, que pousaram na capital gaúcha 1 hora e 34 minutos depois, sob forte emoção (veja vídeo abaixo).

A aeronave, da companhia aérea Azul, estava customizada com cores do estado do Rio Grande do Sul, além de uma inscrição em homenagem à data de aniversário da capital gaúcha, dia 26 de março.

Coincidentemente, esta segunda-feira também é o aniversário de Henrique Schneider, que pediu à empresa para comandar a aeronave: “Pela questão de ser meu aniversário, eu queria ter a honra de pousar ali pela primeira vez no Salgado Filho, justamente nessa data”.

Sensibilizados, Schneider e Coster contaram que, para eles, a viagem tem um significado simbólico, representando um novo início para o estado.

“Para mim, esse voo representa o fim físico das enchentes do Rio Grande do Sul. Porque o que a gente via era o aeroporto cheio de água, água dentro da casa das pessoas. Para mim, [o voo] marca o início da retomada. Sai a imagem dessa tragédia e entra a imagem de retomada, do recomeço”, disse Schneider, copiloto da aeronave.

Carlos Coster, que era comandante, completou: “Não vai melhorar a vida das pessoas que tiveram perdas, mas toda batalha tem um momento simbólico. E esse momento simbólico de estar retomando para Porto Alegre, de o aeroporto estar reabrindo, voltar a ter a nossa operação no aeroporto (…) mostra que já atravessamos metade do caminho na reconstrução. Dá um fôlego, um horizonte, a sensação de que as coisas estão voltando ao normal”.

A chegada da aeronave teve a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que destacou sua intenção de estimular a retomada do turismo no estado.

Retomada do aeroporto

4 imagens
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Comissário Líder da Azul
Primeiro voo para Porto Alegre após enchentes do RS
1 de 4

Pouso do voo da azul em Porto Alegre

Guilherme Mion/ Reprodução
2 de 4

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Guilherme Mion/ Reprodução
3 de 4

Comissário Líder da Azul

Guilherme Mion/ Reprodução
4 de 4

Primeiro voo para Porto Alegre após enchentes do RS

Guilherme Mion/ Reprodução

Além da Azul, outras companhias aéreas realizaram suas primeiras viagens para o Aeroporto Salgado Filho na manhã desta segunda-feira. O local passou a receber voos domésticos atendendo parte de sua capacidade. Ainda em obras, o aeroporto deverá ter o restante de seu funcionamento liberado a partir de novembro.

O Salgado Filho foi fechado em maio deste ano por causa das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul. Durante a tragédia, gaúchos que estavam fora de casa relataram grandes dificuldades para retornar ao estado, enfrentando horas de estradas interditadas e risco de vida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?