Pietá, ex-PT e líder em Guarulhos, acena a Lula: “Temos uma relação”
Elói Pietá rompeu com o PT e lançou candidatura à prefeitura de Guarulhos pelo Solidariedade. Ele lidera as pesquisas de intenções de votos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Após ter rompido com o Partido dos Trabalhadores e se filiado ao Solidariedade, Elói Pietá (Solidariedade) indicou que pode receber apoio do presidente Lula na corrida pela Prefeitura de Guarulhos, cidade da região metropolitana que é o segundo maior colégio eleitoral do Estado. “Eu vou esperar a decisão dele, porque até agora ele [Lula] não declarou apoio a nenhum candidato”, disse Pietá durante uma sabatina ao UOL nessa segunda-feira (19/8).
Pietá foi prefeito de Guarulhos entre 2001 e 2009 pelo PT e ajudou a fundar o partido na cidade. Em janeiro deste ano, ele decidiu se desfiliar após a decisão do partido em apoiar o nome do deputado federal Alencar Santana na disputa eleitoral. Para ele, isso foi feito sem que fossem obedecidas as regras do estatuto do PT.
“A direção local do PT não seguiu o estatuto do partido. Numa cidade com 25 mil filiados e filiadas ao PT com direito a voto, apenas 35 dirigentes do partido decidiram quem seria o candidato, contrariando o estatuto do PT”, defendeu na sabatina. Segundo ele, alguns membros históricos do partido devem apoiá-lo na disputa, como o ex-vice prefeito da cidade, Carlos Derman (PT).
Para se manter na disputa à prefeitura, Elói Pietá se filiou ao Solidariedade — sigla que, nas eleições de 2024, se opõe ao governo petista. Em março, durante o lançamento da candidatura Alencar Santana, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou a postura de Elói e defendeu que ele deveria ter apoiado o nome do colega: “O Elói é um grande quadro, mas não se fez sozinho. Se fez com o PT, com a nossa militância”.
De acordo com a ultima pesquisa feita pelo Ipec de agosto, Elói Pietá lidera a corrida eleitoral em Guarulhos, com 32% das intenções de votos. Já o candidato apoiado pelo PT, Alencar Santana, está em quarto lugar, com 10% das intenções. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para cima e para baixo.
Perguntado sobre sua relação com Lula após o racha no PT , Pietá disse: “Eu tenho muito interesse na relação com quem está governando o país. Eu tenho uma relação com o presidente Lula desde 1997. Quando eu fui prefeito, o presidente Lula ajudou muito (…). Nós temos uma uma relação que certamente será muito benéfica eu sendo novamente prefeito”.