metropoles.com

PF: por 5 mil euros, “mulas” levavam droga no corpo até a Europa

Segundo PF, quadrilha de tráfico internacional de drogas recrutava “mulas” em eventos de maquiagem e mirava pessoas transexuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PF
PF de Campinas (SP) deflagra operação contra tráfico internacional de drogas
1 de 1 PF de Campinas (SP) deflagra operação contra tráfico internacional de drogas - Foto: Divulgação/PF

São Paulo – Para levar cocaína até a Europa, uma quadrilha de tráfico internacional de drogas recrutava “mulas” em eventos de maquiagem no Brasil. Alvo da Polícia Federal (PF), o grupo mirava pessoas em situação de vulnerabilidade, a maioria transexuais, e oferecia 5 mil euros (cerca de R$ 27,8 mil) por viagem.

As informações são da Operação Body Packing, deflagrada pela PF nesta terça-feira (4/4), para reprimir o tráfico de drogas a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.

Segundo a investigação, os voos partiam com destino a Paris, na França, ou a Lisboa, em Portugal. A cocaína era levada em malas com fundo falso ou engolidas pelas pessoas aliciadas pelo bando.

Cada “mula” chegava a ingerir até 120 cápsulas com cocaína. De acordo com a PF, a quantidade varia de 800 gramas a 1,4 quilo da droga.

“Correm risco por necessidade”

A Operação Body Packing cumpriu três mandados de busca e apreensão na capital paulista, Goiânia e Brasília. Os alvos são suspeitos de organizar e aliciar as pessoas para fazer o transporte.

“Os recrutadores buscam pessoas vulneráveis ou em condições precárias”, afirma o delegado Edson Geraldo de Souza, da PF de Campinas. “Neste caso, a principal fonte de recursos humanos era o Nordeste”.

Segundo o delegado, 18 pessoas flagradas tentando transportar a droga eram cabeleireiros. Destas, seis são mulheres trans.

Todos vão responder por crime de tráfico internacional de drogas. “Elas justificaram que correram o risco por necessidade de saúde, financeira ou familiar”, diz Edson Geraldo de Souza.

O grupo atuava pelo menos desde agosto de 2018, quando a PF encontrou 2,7 quilos de cocaína com um casal. Em 2023, a PF já realizou seis flagrantes de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos. Ao todo, foram apreendidos 11 quilos de cocaína.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?