PF mira esquema na merenda envolvendo ex-prefeita de Ubatuba
Suspeita é de que empresa de ex-prefeita de Ubatuba Flávia Paschoal tenha sido subcontratada para fornecimento de pães a escolas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24/10), uma operação contra supostas fraudes em licitação para a contratação de fornecedores de merenda escolar para a rede municipal de ensino fundamental de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão. A operação foi batizada de “Pão e Circo”.
A investigação aponta o direcionamento do processo licitatório para favorecer duas empresas contratadas durante a gestão da ex-prefeita Flávia Paschoal (PL). Há suspeita de subcontratação de empresa da família da ex-prefeita para fornecimento de pães.
Um dos contratos suspeitos foi realizado via pregão eletrônico, com valor total de R$ 15,8 milhões, destinado ao fornecimento de diversos itens da merenda escolar da rede municipal, dentre eles farináceos e hortifrutigranjeiros.
As diligências são para apurar a participação de empresários e funcionários públicos nas fraudes. Sete servidores públicos foram afastados de suas funções e estão proibidos de acessarem órgãos públicos municipais, conforme decisão da Justiça Federal.
Os investigados responderão pelos crimes de fraudes no processo de licitação e associação criminosa. Se condenados, as penas podem chegar a 14 anos de prisão.