PF e Ibama investigam exportação ilegal de 73 aranhas para a Alemanha
Operação da Polícia Federal em parceria com o IBAMA apurou morador de Campinas por suposta criação, venda e exportação ilegal de aranhas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Na manhã desta sexta-feira (6/9), a Polícia Federal, em parceria com o Ibama, cumpriu um mandado de busca e apreensão para apurar a criação, venda e exportação ilegal de 73 aranhas. O alvo foi um homem de Campinas, no interior de São Paulo.
A investigação teve início quando uma encomenda para a Alemanha foi retida em um dos centros de distribuição dos Correios. Dentro do pacote, tinham 73 aranhas do grupo Araneae, da família Theraphosidae, sendo 43 do gênero Avicularia.
Segundo a PF, o homem não tinha a devida licença para realizar a exportação dos animais. Além disso, o transporte foi feito em condições degradantes. Os animais foram colocados em pequenos frascos de plástico dentro de uma caixa de papelão, sem alimentos.
As aranhas foram encaminhadas ao Ibama para adequada destinação. Segundo a PF, o morador de Campinas poderá responder pelo crime de venda e exportação de animal da fauna silvestre sem a devida licença. Ele continua em investigação e pode ser autuado por outros crimes que podem ser constatados a partir da busca e apreensão desta sexta.