metropoles.com

PF descobre 50 barbatanas de tubarão na mala de chineses em Guarulhos

Chineses foram presos pela PF por contrabando e crimes ambientais. Além das barbatanas, malas tinham outros itens da fauna brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Polícia Federal
Imagem colorida mostra quatro pedaços de barbatanas de tubarão secas dispostas sobre superfície plana - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra quatro pedaços de barbatanas de tubarão secas dispostas sobre superfície plana - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Polícia Federal

São Paulo — A Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, prendeu, nessa terça-feira (3/12), dois chineses, de 68 e 72 anos, transportando itens da fauna brasileira sem a devida autorização legal. Nas bagagens deles, foram encontrados 50 barbatanas de tubarão, 38 pepinos do mar, mais de três quilos de bexigas natatórias e quase um quilo de pescado seco.

Os itens foram apreendidos. Os presos alegaram que os produtos seriam para consumo próprio e seriam transportados para Hong Kong.

A carga foi descoberta pela PF por meio de um aparelho de raio-x. As malas foram abertas na presença de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de testemunhas.

Os suspeitos, que têm Registro Nacional de Migrante permanente no Brasil, não apresentaram documentos que permitissem o transporte internacional dos itens, tampouco permissão ou autorização legal. Eles foram presos pela prática de contrabando, crimes ambientais e também foram multados.

Os tubarões são espécies que constam da lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), o que significa que devem ser especialmente preservadas, em razão do risco de extinção, e cujo comércio internacional é proibido.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?