metropoles.com

Pessoas em situação de rua de SP participam de ceias da SP Invisível

Mais de 700 voluntários participaram de iniciativa que levou comida, acolhimento e diversão para pessoas invisíveis na sociedade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Natal para moradores de rua em SP promovido pela ONG SP invisível
1 de 1 Natal para moradores de rua em SP promovido pela ONG SP invisível - Foto: Divulgação

São Paulo — A ONG SP Invisível promoveu 23 ceias natalinas em 12 regiões da cidade, levando a experiência do Natal para mais de 4 mil pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo nessa terça-feira (24/12). Mais de 700 voluntários participaram da ação, que utilizou 2.550 quilos de alimentos e 1.275 litros de suco e água.

A ação contou com cardápio gourmet desenvolvido por um chef de cozinha com formação e vivência internacional, decoração temática, Papai Noel, música e atrações interativas como bingo.

“Mais do que oferecer comida, nosso objetivo foi proporcionar um momento caloroso e uma experiência de confraternização para pessoas que, muitas vezes, são invisíveis na nossa sociedade. Longe do convívio familiar há anos e sem acessar espaços em que tradicionalmente se comemora ou vive o espírito de Natal, essas pessoas tiveram um momento de acolhimento, carinho e diversão”, afirma André Soler, CEO e fundador da São Paulo Invisível.

Ao longo dos meses de novembro e dezembro, a ONG realizou três tipos de ceias: as ceias delivery e pocket, para até 120 pessoas, e as ceias festivais, para de 250 a 500 participantes. O chef Rodrigo Martins foi o responsável pelo cardápio, que contou com preparações típicas natalinas, como farofas, carne de frango ou porco, além de legumes e arroz.

“Para cada ceia pensamos em uma maneira diferente de preparar os pratos, mudamos o tempero e criamos novos molhos, sempre buscamos aguçar o sabor, deixar a comida mais suculenta e bem temperada para conformar o coração das pessoas que estão desfrutando desse momento”, afirma Martins, que é formado pelo The Culinary Institute of America e tem atuação na consultoria culinária  para programas televisivos, eventos, além de hotéis e restaurantes.

Os alimentos foram servidos em estruturas montadas com mesas, cadeiras e toalhas. Os ambientes, decorados com itens natalinos, contaram ainda com trio elétrico com músicas e bingo, sorteio de itens como moletons e produtos de higiene e beleza. O Natal Invisível teve o patrocínio da Bauducco, EDP e Pluxxe.

Histórias de moradores

A São Paulo Invisível foi criada em 2014, quando os fundadores da ONG, André Soler e Vinícius Lima, receberam a tarefa de fotografar aquilo que era invisível na cidade de São Paulo. Após a dinâmica, dezenas de pessoas em situação de rua surgiram, o que fez os jovens refletirem que “o invisível não é a pessoa que está ali, mas sua história de vida”.

“Contamos as histórias das pessoas em situação de rua para educar, conscientizar e sensibilizar a sociedade. Agora, buscamos através do nosso trabalho proporcionar experiências de cuidado individualizado através da escuta ativa e livre de julgamentos, promovendo o acolhimento e o afeto no convívio com a população de rua. Trazemos foco e luz para onde as pessoas preferem não olhar”, afirma Soler.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?