Pesquisadores da Unesp resolvem teoria matemática proposta há 124 anos
Dois físicos e um matemático da Unesp Rio Claro criaram uma teoria que soluciona o 16º problema de David Hilbert, proposto em 1900
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O físico Vinícius Barros da Silva, o orientador, Edson Denis Leonel, e o matemático João Peres Vieira, todos da Unesp Rio Claro, que fica localizada no interior de São Paulo, criaram a Teoria Geométrica de Bifurcações (TGB) que aponta uma solução para o 16º dos 23 problemas propostos por David Hilbert em 1900.
Os desafios foram apresentados pelo matemático na palestra de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos daquele ano. Passados 124 anos, a maioria deles já foram parcial ou totalmente solucionados, faltando os problemas 8, 13 e 16.
Conhecido como “Problema da topologia de curvas e superfícies algébricas”, o desafio que pode ter finalmente sido resolvido por pesquisadores da Unesp, é dividido em duas partes e cobre o encontro da álgebra e da geometria na matemática. Ele impacta nas áreas de ecologia, engenharia e computação quântica.
O trio apresentou as ideias em um artigo chamado Exploring Limit Cycles of Differential Equations through Information Geometry Unveils the Solution to Hilbert’s 16th Problem, que foi publicado na revista Entropy.