Pesquisa: como chegam os candidatos à Prefeitura de SP nas convenções
Instituto Paraná Pesquisas divulga novo levantamento sobre disputa pela Prefeitura de SP na véspera do início das convenções partidárias
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (19/7), véspera do inicio do período de convenções partidárias que definirão as chapas que vão disputar as eleições em São Paulo, traz o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), com 26,9% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSol), com 24,7%, em um cenário de empate técnico que permanece inalterado.
O período de convenções, em que os partidos têm de indicar seu candidatos ou coligações, começa neste sábado (20/7) e vai até o dia 5 de agosto, conforme cronograma definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nunes e Boulos são seguidos pelo apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 11,6%, e pelo influenciador Pablo Marçal (PRTB), que tem 10,9%. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) está em quinto lugar, com 6,4%. Veja a relação completa:
- Ricardo Nunes (MDB): 26,9%
- Guilherme Boulos (PSol): 24,7%
- José Luiz Datena (PSDB): 11,6%
- Pablo Marçal (PRTB): 10,9%
- Tabata Amaral (PSB): 6,4%
- Marina Helena (Novo): 3,6%
- Kim Kataguiri (União): 2,4%
- João Pimenta (PCO): 0,9%
- Altino Prazeres (PSTU): 0,3%
- Ricardo Senese (UP): 0,3%
- Fernando Fantauzzi (DC): 0,2%
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores paulistanos entre os dias 14 e 17 de julho e foi registrada no TSE sob o número SP-06862/2024. As entrevistas foram feitas de modo pessoal, a partir de sorteio probabilístico de localidades e seleção proporcional de gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.
A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais (para cima ou para baixo) e o índice de confiança é de 95% (a cada 100 pesquisas feitas dessa forma, 95 trarão resultados dentro das margens de erro).
Cenário inalterado
A pesquisa divulgada nesta sexta não trouxe nenhuma diferença com relação à colocação dos pré-candidatos em um levantamento feito pelo instituto em junho.
Entre a pontuação dos pré-candidatos, todos oscilaram para cima ou para baixo dentro da margem de erro, a exceção de Datena, que havia obtido 8,3% das intenções de voto e, agora, subiu.
Neste sábado (20/7), está programada uma convenção única dos oito partidos que devem apoiar a eleição de Guilherme Boulos (PSol, PT, Rede, PV, PCdoB, PDT, PMB e PCB).
Há também a convenção do União Brasil. Embora o deputado federal Kim Kataguiri se apresente como pré-candidato pela legenda, nem as lideranças nacionais nem as municipais do partido consideram lançá-lo. A dúvida é se o partido apoiará Ricardo Nunes, como o prefeito aguarda, ou se seguirá outros rumos.
O partido discute, inclusive, apoiar Pablo Marçal ou até lançar o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, que comanda o União na capital paulista.
O Paraná Pesquisas também trouxe um levantamento sem Kim Kataguiri. É a primeira vez que o instituto testou este cenário. A ausência do deputado federal não faz diferença para os demais pré-candidatos. Confira os números:
- Ricardo Nunes (MDB): 27,7%
- Guilherme Boulos (PSol): 24,8%
- José Luiz Datena (PSDB): 11,8%
- Pablo Marçal (PRTB): 11,5%
- Tabata Amaral (PSB): 6,8%
- Marina Helena (Novo): 3,7%
- João Pimenta (PCO): 0,9%
- Ricardo Senese (UP): 0,4%
- Altino Prazeres (PSTU): 0,3%
- Fernando Fantauzzi (DC): 0,2%