Pesquisa Atlas: Boulos aparece com 37,2% contra 20,5% de Nunes em SP
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (28/5) aponta que a adição de Datena e de Marçal na eleição dividiu os votos do atual prefeito de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSol) aparece com vantagem sob o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), nas intenções de voto dos paulistanos para a administração municipal. É o que revelou a pesquisa do instituto AtlasIntel, em parceria com a CNN, divulgado nesta terça-feira (28/5).
No levantamento, Boulos aparece com 37,2% das intenções de voto. Nunes, por sua vez, figura com 20,5% das projeções.
O número é consideravelmente menor do que a última pesquisa divulgada em abril, que apontava o candidato do MDB com 33,7%, em um empate técnico com o opositor.
A pesquisa foi a primeira a ser realizada com os nomes de Pablo Marçal (PRTB) e de José Luiz Datena (PSDB) na corrida eleitoral. Apesar de ter sido confirmado como pré-candidato pelo partido apenas no último sábado (25/5), Marçal aparece logo em terceiro nas projeções com 10,4%.
Na sequência, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) reúne 9,9% das intenções do eleitor. Datena, que trocou do PSB para o PSDB no mês passado, aparece com 7,9%, empatado com o deputado federal Kim Kataguiri, pré-candidato pelo União Brasil.
Marina Helena, economista e pré-candidata pelo partido Novo, figura com 3,5%, enquanto o metroviário Altino Prazeres Jr., pré-candidato pelo PSTU, aparece com 0,5%.
Menos de 1% dos pesquisados alegaram não saber em quem votar e 1,4% disseram que votariam em branco ou nulo.
Sem Marçal e Datena
A pesquisa também testou um cenário sem a presença de Pablo Marçal e de José Luiz Datena, ou seja, o mesmo do levantamento divulgado em abril.
Nessa situação, Boulos mantém os 37,2% das intenções de voto enquanto Nunes fica com 32,6%, uma queda dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, o atual prefeito aparecia com 33,7%.
Já Tabata Amaral sofreu uma queda nos números. Em abril, a deputada apareceu com 14,7% dos votos e agora figura com 9,4%. Kim Kataguiri oscilou para baixo, descendo 0,1% em relação ao divulgado em abril.
A economista Marina Helena, pré-candidata pelo Novo, oscilou de 3,5% para 3,7% neste mês. Altino Prazeres Jr., pré-candidato do PSTU, não aparecia com intenções na última pesquisa e agora tem 1,2% dos votos.
Dos consultados, 2,7% disseram não saber em que votar. Voto em branco ou nulo somam 2,3%. Em abril, os números eram 0,9% e 2,2% respectivamente.
O instituto AtlasIntel entrevistou 1.670 moradores de São Paulo, via Recrutament Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 22 e 27 de maio. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral como SP-05357/2024.
O nível de confiança é de 95% e o método utilizado foi o Recrutamento Digital Aleatório (RDA). Diferente do tradicional no Brasil, onde os institutos de pesquisa abordam os entrevistados na rua ou em suas casas, o Atlas realiza as entrevistas online por meio de formulários que aparecem para os usuários durante a navegação na internet.