metropoles.com

Pesquisa: 39% da população da capital paulista dá nota zero para segurança pública

Avaliação sobre a segurança pública é pior nos extremos da cidade do que na região central de São Paulo, segundo pesquisa

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Polícia Civil de São Paulo
1 de 1 Polícia Civil de São Paulo - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo – Uma pesquisa de opinião feita com moradores da capital paulista pelo instituto Orbis, a pedido da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras, aponta que 39% dos paulistanos dão nota zero para a segurança pública da cidade, enquanto apenas 1,9% da população dá nota dez.

A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 28 de março com 3.065 entrevistas, de moradores de todas as regiões da cidade. Segundo o Orbis, a margem de erro é de 1,8% e o índice de confiança é de 95% (a cada cem pesquisas, 95 trariam um resultado dentro das margens de erro). Na pesquisa, o entrevistado é convidado a dar nota de zero a dez a uma série de serviços avaliados.

Embora o centro da cidade venha recebendo maior atenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que vem intensificando ações na Cracolândia e deve receber um novo batalhão da Polícia Militar, é no extremo leste da cidade que a população pior avalia a segurança pública.

Entre os moradores das regiões de Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista e São Miguel Paulista, 51% da população dá nota zero para a segurança. A nota média deste quesito na região é de 2,32, na escala de zero a dez.

A segunda pior nota é de outro extremo, o da zona sul. Os moradores de Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, M’Boi Mirim e Parelheiros dão nota 2,41.

A nota média do centro foi 2,84 e a menos baixa é a da zona oeste, 3,36.

Homens e mulheres

Separando a população por gênero, as mulheres revelam avaliar pior a segurança pública: 43,2% da população feminina da capital dá nota zero à segurança. A nota média entre as mulheres é de 2,58. Entre os homens, o percentual de notas zero é de 34%, enquanto a nota média é de 2,89.

A pesquisa aponta, ainda, que a insegurança é maior entre a população mais jovem. Entre os entrevistados de até 24 anos, a nota média para a segurança foi de 2,51, enquanto 45,2% dos entrevistados deu nota zero ao quesito.

Já entre aqueles com mais de 70 anos, a nota média foi maior: 3,7  – 30,8% dos entrevistados dessa faixa etária deram nota zero e 3,7% deram nota dez, maior percentual de notas dez entre todas as faixas de idade.

O Metrópoles perguntou à Secretaria Estadual da Segurança Pública se a pasta gostaria de comentar os resultados da pesquisa. O espaço segue aberto a manifestações do órgão público.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?