Pescadores de tubarões-martelo são multados no litoral de São Paulo
Três pescadores foram autuados por pescar espécies que devem ser preservadas e por realizar atividade em local de conservação ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Polícia Militar Ambiental atuou e multou três pescadores que foram flagrados com dois tubarões-martelo e 168 quilos de peixes de sete espécies diferentes em uma unidade de conservação ambiental de Santos, cidade no litoral de São Paulo.
A abordagem dos policiais aconteceu na última segunda-feira (23/9) enquanto os três homens
retornavam do Parque Estadual Marinho Laje de Santos, que é um espaço de proteção ambiental. Os homens até tentaram fugir, mas os policiais conseguiram alcançar os pescadores, que foram multados em mais de R$ 30 mil.
De acordo com informações do portal G1, os homens revelaram aos agentes que realizaram pescas no local durante a noite de domingo (22) e a madrugada da segunda (23).
Segundo o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é considerado crime ambiental “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória”, como é o caso dos tubarões-martelo, que também estão ameaçados de extinção.
Além dos tubarões, de 11 e sete quilos, os agentes também encontraram peixes das seguintes espécies com os pescadores: espada, marimba, carapau, anchova, olho-de-boi, cioba e pirangica.
A Polícia Militar doou os animais para a organização sem fins lucrativos Lar das Moças Cegas. Já os homens vão responder em liberdade, mas em breve deverão prestar esclarecimentos na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.