Peruíbe decreta estado de emergência após alagamentos e deslizamentos
Cidade litorânea foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias, que deixaram mais de 440 pessoas desabrigadas e 9 bairros alagados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Prefeitura de Peruíbe, no litoral de São Paulo, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. O número de pessoas desabrigadas aumentou para 442, sendo 137 famílias, segundo a Defesa Civil.
Nove dos 14 bairros da cidade foram afetados por alagamentos. As regiões mais atingidas são Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores, de acordo com o órgão. Nas últimas 72 horas, Peruíbe acumulou 290mm de chuva, mais do que o esperado para o mês inteiro.
Deslizamentos de terra foram registrados em estradas rurais do município, sem impacto direto a residências. Uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi acionada para a realização de vistorias técnicas.
Moradores desabrigados
As famílias desabrigadas estão sendo acolhidas em abrigos montados pela Defesa Civil em três escolas da cidade: na EMEF Profa. Maria Amélia, na EMEF Fernando Nepomuceno Filho e na EMEF Prof. Delcelia Joselita Machado Bezerra.
A Defesa Civil também encaminhou 1.700 itens de materiais de ajuda humanitária para atender as famílias prejudicadas. Foram enviados quatro caminhões com: 300 cestas básicas, 350 kits de limpeza; 350 kits de higiene; 350 kits avulsos (rodo, vassoura e água sanitária); 350 kits dormitório (colchão, travesseiro, cobertor e roupa de cama); cinco caixas de roupas (2 masculinas, 1 feminina, 2 infantis); além de brinquedos, absorventes, calçados e álcool em gel.
Além de Peruíbe, também decretatam situação de emergência nesta sexta-feira, por causa das chuvas, os municípios de Várzea Paulista, Santa Maria da Serra, Monte Mor e Capivari, no interior do estado.