Perfil falso, ameaças e drones: atriz denuncia “stalking” em SP; vídeo
Atriz que mora em São José do Rio Preto diz que além das ameaças de morte, drones sobrevoaram sua casa; polícia investiga suposto “stalking”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma atriz que mora em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, afirma estar sendo perseguida por um suspeito que usa perfis falsos nas redes sociais, inclusive com nome e foto do ator britânico Henry Cavill, que interpreta o Superman. Segundo ela, o “stalking”, como é conhecido o crime, acontece desde 2020.
Ela publicou um vídeo nas redes sociais denunciando a perseguição. De acordo com o relato, o suspeito demonstrou interesse romântico por ela e, depois das investidas sem sucesso, passou a ameaçá-la de morte, tanto a mulher como a mãe dela, caso não lhe transferisse dinheiro.
O apelo divulgado no Instagram já havia atingido 94 mil visualizações até a publicação desta reportagem. A mulher, que é atriz e publicitária, disse que recebeu uma mensagem de um número desconhecido de Londres após a exibição em festivais internacionais de um curta-metragem em que atuou.
“Pensei que era um contato comercial, de repente um produtor, porque o curta-metragem foi exibido em um festival de Londres. Ali começou o meu pesadelo. A foto do perfil era do Henry Cavill e logo percebi que era golpe”, afirmou a atriz.
“Bloqueei o número e o criminoso passou a me enviar solicitação de amizade e mensagens por meio de vários perfis falsos, sempre com o mesmo nome de Henry Cavill”.
Seguindo um conselho de uma amiga advogada, a vítima “deu trela” ao suspeito, para produzir provas e registrar a ocorrência na polícia. Nesse momento, ela atendeu uma videochamada feita pelo homem e gravou a conversa.
O suspeito diz apenas “hello” e permanece em silêncio. Ela o questiona sobre sua identidade e qual a intenção dele, mas o homem não responde (veja abaixo).
Ainda de acordo com a atriz, ela está com medo de sair de casa após flagrar drones sobrevoando sua casa. Ela registrou o momento e também compartilhou nas redes sociais (veja acima).
A mulher afirma que já registrou cinco boletins de ocorrência por perseguição. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o 3°DP de São José do Rio Preto investiga “todas as circunstâncias dos fatos”.
“A equipe da unidade realiza diligências, inclusive no imóvel da vítima. Testemunhas também são ouvidas pela autoridade policial”, afirmou a pasta.