metropoles.com

Peixe para o almoço: mulheres são autuadas por pesca ilegal em SP

Duas mulheres foram flagradas pescando no período da piracema em Valparaíso. No total, 900g de peixes foram devolvidos à água

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Policia Militar Ambiental
A piracema é o período de reprodução dos peixes, em qual a pesca é proibida - Metrópoles
1 de 1 A piracema é o período de reprodução dos peixes, em qual a pesca é proibida - Metrópoles - Foto: Divulgação/Policia Militar Ambiental

São Paulo — Duas mulheres foram autuadas no sábado (11/01) em R$ 2 mil por pesca ilegal durante patrulhamento náutico da Polícia Militar Ambiental no Rio Aguapeí, no município de Valparaíso, interior de São Paulo. Segundo a polícia, foram encontrados 0,9 kg de peixes das espécies jurupoca, mandi e tuvira. Após pesado, o pescado foi devolvido ao ambiente aquático. Questionadas pela polícia, as mulheres informaram que estavam pescando alguns peixes para fazer o almoço.

4 imagens
As duas senhoras foram encontradas praticando a pesca desembarcada próximo a ponte 5
0,9 kg de peixes das espécies foram devolvidos ao ambiente aquático
A piracema é o período de reprodução dos peixes, em qual a pesca é proibida

As duas mulheres foram multadas, na modalidade de multa simples, no valor de R$1.018,00 cada, por pescar em período de piracema — período de reprodução dos peixes no qual a pesca é proibida —, de acordo com o disposto do art. 35 da Resolução SIMA- 05/21. Além da aplicação da multa, foram apreendidas duas varas de nylon com molinete, carretilha, linha, chumbada e anzol, que ficaram depositadas na sede da Policia Ambiental em Dracena à disposição da justiça.

Segundo a Polícia Militar, a piracema é o período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. A piracema no estado de SP começou no dia 1º de novembro de 2024 e termina em 28 de fevereiro de 2025. O desrespeito às normas é classificado como crime ambiental.

A ocorrência será oficiada a polícia judiciária de Valparaíso, por “in tese” infringir o disposto no artigo 34, da Lei Federal n° 9.605/98.

Operação Piracema e Impacto

Em outra ocorrência no Rio Aguapeí, mas no trecho de Flórida Paulista, também no interior, a Polícia Ambiental apreendeu 21 anzóis de galho e 3 espinheis com 6, 9 e 11 anzóis cada. O trabalho foi feito durante a Operação Piracema e Impacto, também no sábado.

3 imagens
Polícia Ambiental apreende apetrechos de pesca no Rio Aguapeí, em Flórida Paulista
Polícia Ambiental apreende apetrechos de pesca no Rio Aguapeí, em Flórida Paulista

Durante o patrulhamento náutico, não foram localizados os donos dos materiais recolhidos. Todos os apetrechos foram levados para a sede da corporação em Dracena.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?