Morte após peeling de fenol: influenciadora não tem registro médico
Entidade diz que procedimento precisa ser realizado por médico dermatologista; influenciadora é procurada depois de morte de paciente
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A influenciadora Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker, responsável pelo procedimento estético que terminou com a morte de Henrique da Silva Chagas nessa segunda-feira (3/6), não possui registro profissional de médica, de acordo com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).
O paciente foi submetido a um “peeling de fenol“, procedimento que consiste na esfoliação do rosto usando um composto químico, com o objetivo de atingir as camadas mais profundas da pele e estimular a produção de colágeno para promover um “rejuvenescimento”. Segundo o relato do companheiro da vítima, Henrique morreu poucos minutos depois do procedimento, por volta das 12h.
Desde a morte do paciente, Natalia Becker está desaparecida. Segundo funcionários da clínica, ela teria “passado mal” e precisou de atendimento. A mulher é investigada por homicídio e procurada pela equipe de investigação do 27º Distrito Policial de São Paulo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o peeling de fenol é um procedimento considerado agressivo e que só pode ser realizado por médicos dermatologistas habilitados, com o paciente anestesiado e monitoramento cardíaco. O peeling de fenol é indicado para tratar o envelhecimento facial severo.
“É um procedimento de destruição de epiderme e derme, vai até a derme profunda. Não é para qualquer paciente. Ele precisa ser submetido a alguns procedimentos laboratoriais, para checar o funcionamento dos rins, um eletrocardiograma, para ver se não tem nenhum tipo de arritmia. Porque a aplicação do fenol pode provocar arritmia no paciente”, diz Elisete Crocco, coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“É um procedimento que precisa ser realizado por um médico dermatologista, para reconhecer qualquer tipo de complicação, as indicações e as contraindicações”, complementa Elisete Crocco.
“Doeu demais”
Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, chegou à clínica de estética por volta das 10h e passou por uma limpeza de pele antes de realizar o peeling de fenol. A aplicação desse produto ocorreu na sequência e, por volta das 12h, Natalia conversou com o marido de Henrique dizendo que o atendimento tinha ocorrido conforme o esperado e estava tudo bem.
A influencer afirmou que o paciente suportou a dor até com certa tranquilidade. Henrique disse ao marido que o procedimento “doeu demais” e que a mãe dele, que também havia manifestado interesse em fazer o peeling de fenol, não aguentaria.
Cerca de 5 minutos depois, Henrique apertou a mão do marido e começou a respirar muito forte pela boca. O companheiro da vítima chamou as funcionárias da clínica, que foram socorrer o paciente.
Henrique desmaiou, e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada. Quando o socorro chegou ao local, o paciente estava inconsciente, mas respirando. Ele acabou não resistindo e morreu.
O Metrópoles tentou contato com Natalia Becker mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para atualizações.