metropoles.com

PEC do Manejo contém “jabuti” que amplia poder de ex-CGU de Bolsonaro

“Jabuti” propõe transferir para órgão comandado por ex-CGU de Bolsonaro o poder de conduzir processos disciplinares contra servidores em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro e Wagner Rosário
1 de 1 Jair Bolsonaro e Wagner Rosário - Foto: Marcos Corrêa/PR

São Paulo – Com a aprovação da PEC do Manejo, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também aprovará, no mesmo texto, que a Controladoria-Geral do Estado (CGE) conduza processos disciplinares contra servidores. O órgão é chefiado por Wagner Rosário (foto em destaque), ex-controlador-geral da União (CGU) de Jair Bolsonaro (PL).

A proposta foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e é considerada um “jabuti”, termo utilizado quando uma emenda é acrescentada a um projeto sem ter relação com o assunto. A PEC do Manejo prevê o desvio de 5% do orçamento da Educação para a Saúde e não tem relação com processos disciplinares.

Atualmente, cabe à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) conduzir os procedimentos disciplinares. Para deputados da oposição ao governo Tarcísio, a transferência de atribuição confere poder de fiscalização a Rosário, retirando a independência de análise dos processos.

A deputada estadual Mônica Seixas (PSol) chegou a propor, nessa terça-feira (26/11), que o trecho relativo à transferência dos procedimentos à CGE seja votado em separado do restante do texto sobre o manejo da verba da educação para a saúde. No entanto, a base de Tarcísio foi orientada a aprovar o texto sem quaisquer alterações.

O 2º turno da PEC do Manejo será votado nesta quarta-feira (27/11). A proposta foi aprovada em 1º turno há duas semanas, com 60 votos a favor e 24 contra. Para a aprovação de uma proposta de emenda à constituição, é necessária a aprovação de três quintos da Casa – ou seja, de 57 dos 94 deputados da Alesp.

Tarcísio chegou a elaborar outra PEC apenas para tratar da transferência dos procedimentos disciplinares. O texto é exatamente o mesmo do artigo que é tratado como “jabuti”, mas havia sido enviado em caráter de urgência para a Alesp para o caso de a PEC do Manejo não ser votada em 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?