metropoles.com

PCV, facção do traficante Peida Leite, teve inspiração no PCC

Carlos Alberto Furtado, o Nego Beto, fundador do Primeiro Comando de Vitória, criou facção após conhecer membros do PCC em prisão federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Traficante Peida Leite, do PCV, preso
1 de 1 Traficante Peida Leite, do PCV, preso - Foto: Reprodução

São Paulo — O Primeiro Comando de Vitória (PCV) ganhou o noticiário após a prisão do traficante Peida Leite, um dos principais nomes da facção que está expandindo sua atuação no tráfico de drogas no Espírito Santo.

A facção surgiu a partir do contato de Carlos Alberto Furtado da Silva, conhecido como Nego Beto, com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) em uma passagem pelo sistema penitenciário federal.

O estatuto do PCV, documento que dita as regras do grupo e criado em 2010, foi, inclusive, inspirado nas diretrizes da facção paulista.

Com o tempo, Nego Beto e outros líderes do PCV se tornaram aliados do Comando Vermelho e não possuem mais ligações com o PCC.

Atualmente, Nego Beto está em uma penitenciária federal no Norte do país. Preso, ele contava com o braço direito Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo, preso em março deste ano, que era responsável por administrar as comunidades sob o comando de dois homens, atualmente detidos no Complexo Penitenciário II, em Vila Velha. Peida Leite seria o terceiro nessa hierarquia.

Após a prisão de Marujo e de Peida Leite, a polícia entende que, neste momento, não há uma liderança que centralize o poder.

As operações da Polícia Civil na Grande Vitória resultaram na prisão de três integrantes do PCV. Em menos de 10 dias, foram presos André Israel Xavier Cruz, conhecido como CH; Felipe Dias do Espírito Santo, chamado de B2; e Peida Leite.

Peida Leite foi preso na noite desta última quarta-feira (16/10), em Ataíde, Vila Velha. Após a prisão de Marujo, ele adquiriu responsabilidades na facção, já que era membro de alta escalão da hierarquia do PCV.

O PCV é ambicioso e tem a intenção de expandir ainda mais sua atuação no tráfico de drogas da região. Segundo o delegado da Polícia Civil Alan Moreno de Andrade, a facção busca adquirir domínio sobre as comunidades controladas pelo Terceiro Comando Puro (TCP), como Sagrada Família, Argolas e Vila Garrido. Os confrontos armados entre os grupos criminosos são frequentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?