PCC: quem é Nariga, líder do tráfico internacional preso pela Rota
Diego Machado de Sá, o Nariga, foi preso em São Vicente (SP); ele seria braço-direito de André do Rap no tráfico internacional
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Civil de São Paulo aponta Diego Machado de Sá, o Nariga, de 33 anos, como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no tráfico internacional de cocaína. Ele foi preso nessa quinta-feira (21/9) pela Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) em São Vicente, no litoral de São Paulo.
Nariga seria braço-direito de André do Rap no envio de drogas para a Europa e África a partir do Porto de Santos. O traficante internacional André Oliveira Macedo, 45, conhecido como André do Rap, está foragido desde outubro de 2020, quando conseguiu um habeas corpus do ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello. A decisão acabou derrubada, mas o traficante já havia deixado o país.
Nariga também era foragido da Justiça desde que foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a mais de nove anos de prisão por tráfico de drogas, corrupção de menor e porte ilegal de arma de fogo, em 2020.
Antes, em 2018, Nariga já havia sido preso em flagrante em Santos, também no litoral. Na ocasião, ele, três comparsas e uma criança de 13 anos foram pegos na “Loja 40”, um ponto de venda de drogas da cidade.
No estabelecimento, os policiais encontraram 1,9 kg de maconha e 2 kg de cocaína. O traficante também tinha um revólver calibre .32, com munição.
Nariga ficou dois anos presos, mas foi absolvido em primeira instância e recebeu alvará de soltura. Após apelação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), a sentença foi revertida pelo TJSP em junho de 2020. Desde então, ele estava foragido.
Prisão com documento falso
Os PMs da Rota prenderam Nariga após receberem a informação de que ele estaria morando na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, no centro, que fica à beira-mar de São Vicente. A cidade é perto de Santos, onde está localizado o porto, principal escoadouro de cocaína do PCC para a Europa.
Segundo o boletim de ocorrência, o traficante estava com documento falso e teria autorizado a entrada da PM no apartamento. No local, os agentes afirmam que encontraram R$ 35.552. Também foram apreendidos cinco celulares, sendo quatro iPhones, e dois cadernos de anotações do tráfico de drogas.
A polícia diz que Nariga teria confessado que “o dinheiro era proveniente do tráfico de drogas internacional”. A captura do foragido da Justiça foi registrada na Delegacia de Polícia de São Vicente.