metropoles.com

Paulistas relatam tremor: “Medo”, “rolo compressor” e “casa balançou”

Moradores de São Paulo registraram, no Centro de Sismologia da USP, o que sentiram durante tremores de terra em diversas regiões do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/USP
Imagem colorida do centro de sismologia da USP
1 de 1 Imagem colorida do centro de sismologia da USP - Foto: Reprodução/USP

São Paulo — Rolo compressor passando na rua, janela tremendo, vidros balançando, guarda-roupa saindo do lugar e até mesmo bebê acordando. Esses foram alguns relatos de moradores de regiões do estado de São Paulo durante o tremor de terra registrado nesta sexta-feira (16/6).

Os relatos foram feitos por moradores de regiões como a capital paulista, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Grande São Paulo, Sorocaba e Campinas e registrados no mapa do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Até o início da tarde desta sexta, moradores de ao menos 43 municípios fizeram seus apontamentos.

“Estava no computador, quando senti como se o maior rolo compressor estivesse passando na rua. Fui verificar e não tinha rolo compressor passando, e teve um ruído que acompanhou o tremor”, disse um homem identificado como Boris, em Ilha Comprida.

Uma mulher que se registrou como Thaís, de Miracatu, disse que percebeu mais de um tremor, em sequência. “Foram três tremores, os dois primeiros de maior força, com barulho semelhante a uma explosão, pudemos sentir o tremor com intensidade e notar todas os vidros de janelas vibrando e das casas ao redor também”, afirmou.

Eliene, de Embu-Guaçu, na Grande SP, disse que seu filho despertou. “Meu bebê estava dormindo e acordou. No mais. senti como se um caminhão muito pesado estivesse passando pela rua, já que estava em meu quarto que fica no piso superior da casa”, contou. “Alguns objetos chegaram a sair do lugar, mas não caíram. Tive medo, mas passou em seguida”, completou.

Em Vargem Grande Paulista, também na Região Metropolitana, teve quem se impressionou. “Bom dia! Às 8h22, sentimos tremor de terra. Balançou o sino na porteira, a casa toda e balançou o monitor na mesa! Foi forte!!!”, disse um homem que se identificou como Carlos.

Moradora do bairro Eldorado, em Diadema, no ABC, Suzana também notou o tremor. “Moro em prédio. No momento, estava deitada quando começaram os tremores. Guarda-roupa saiu até do lugar e outros móveis mais leves. Sem danos”, registrou no Centro de Sismologia da USP.

Por volta das 8h22, o abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira. O tremor foi de magnitude 4 graus, e seu epicentro foi no município de Iguape. Não há registro de feridos nem de danos graves.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?