metropoles.com

Paulista viraliza com posts sobre o que fez para mudar o próprio nome

A jovem Larissa Inaiá contou no TikTok e no Instagram detalhes do processo para alterar o registro de nascimento; entenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@laryaraujob/Instagram/Reprodução
Larisa Inaiá, jovem que mudou o próprio nome. Na imagem com cor. ela está em uma comemoração de aniversário - Metrópoles
1 de 1 Larisa Inaiá, jovem que mudou o próprio nome. Na imagem com cor. ela está em uma comemoração de aniversário - Metrópoles - Foto: @laryaraujob/Instagram/Reprodução

São Paulo — O processo para mudar o próprio nome pode parecer burocrático, mas atualmente é mais simples do que aparenta. Nas redes sociais, a paulista Larissa Inaiá, de 24 anos, viralizou ao contar como fez para alterar o registro de nascimento.

O vídeo no qual revela a história já foi visualizado por mais de 3 milhões de pessoas. Depois do sucesso, a jovem produziu mais conteúdos sobre o tema e dá detalhes on-line sobre o trâmite legal.

8 imagens
Foi uma homenagem ao tio, que a chamava de Inaiá
Larissa Inaiá e o tio, Márcio
"Inaiá" tem origem indígena
Nova certidão de nascimento
Larissa Inaiá
1 de 8

Larissa mudou o próprio nome

@larissainaia/TikTok/Reprodução
2 de 8

Foi uma homenagem ao tio, que a chamava de Inaiá

@larissainaia/TikTok/Reprodução
3 de 8

Larissa Inaiá e o tio, Márcio

@laryaraujob/Instagram/Reprodução
4 de 8

"Inaiá" tem origem indígena

@laryaraujob/Instagram/Reprodução
5 de 8

Nova certidão de nascimento

@laryaraujob/Instagram/Reprodução
6 de 8

Larissa Inaiá

@laryaraujob/Instagram/Reprodução
7 de 8

Mesagem de Larissa Inaiá com o tio

@laryaraujob/Instagram/Reprodução
8 de 8

Larissa acrescentou o apelido carinho como segundo nome oficialmente

@laryaraujob/Instagram/Reprodução

 

Há mais de duas décadas, a paulista foi registrada apenas como Larissa, mas decidiu incluir “Inaiá” no registro. O atual segundo nome foi uma sugestão do tio logo após o nascimento da menina. Ela sempre teve carinho pelo que virou um “apelido” familiar.

De origem indígena, o nome representa a beleza e a pureza. “Inaiá simboliza a conexão com a natureza e a capacidade de encontrar a beleza nos detalhes mais sutis da vida. É um nome que inspira tranquilidade e desperta uma sensação de encanto, trazendo consigo uma aura de delicadeza e serenidade”, escreveu no Instagram.

A decisão pelo acréscimo foi tomada há cerca de um ano, depois de a jovem descobrir por meio de um tio que poderia alterar o nome de maneira legal e prática. Depois de pesquisar e entender como realizar o procedimento, Inaiá gravou e publicou o momento da revelação ao parente que inspirou a mudança, como uma homenagem.

@larissainaiaO nome que sempre fez parte da minha história agora é oficialmente meu! E para marcar essa monento que é tão especial tanto para mim, quanto para o meu tio, eu criei um presente e vou mostrar toda a minha ideia e reação dele no próximo vídeo!♬ som original – Larissa Inaiá

Como mudar o próprio nome

Sancionada em 2022, a Lei 14.382 criou o Sistema Eletrônico de Registros Públicos. Com isso, o processo de alteração do nome foi simplificado: não é mais necessário contratar um advogado ou encarar etapas burocráticas.

“A pessoa registrada poderá, após ter atingido a maioridade civil, requerer pessoalmente e imotivadamente a alteração de seu prenome, independentemente de decisão judicial, e a alteração será averbada e publicada em meio eletrônico”, determina o texto oficial.

Criadora de conteúdo e mentora de posicionamento digital, Larissa Inaiá usou a própria experiência para ajudar outros internautas que querem trocar de nome. “Você só precisa estar com a documentação em mãos e ir até o cartório”, apontou. Muitos usuários do TikTok e do Instagram ficaram surpresos porque não sabiam que o procedimento era tão simples.

Os principais documentos necessários são RG, certidão de nascimento e cópia do título de eleitor. Se tiver, o indivíduo também deve entregar certidão de casamento e cópia do passaporte. Nos casos em que se aplicar, serão solicitadas ainda certidões de distribuições estadual e da Justiça Federal; ações e execuções criminais e cíveis; certidão de ação trabalhista em tramitação, dos domicílios da parte requerente, pelo período de 10 anos; certidão de Justiça Eleitoral; certidão da Justiça Militar (se for o caso); e certidão de 10 cartórios de protesto, no período de cinco anos.

A mudança de nome só pode ser feita uma vez. Depois de conquistar a nova certidão de nascimento, o requerente deve emitir a segunda via dos documentos oficiais, como identidade e CPF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?