metropoles.com

Patrões não provam eventualidade e diarista ganha vínculo empregatício

Diarista chegou a trabalhar 3 vezes na semana na casa de família. Empregadores alegaram que foi esporádico, mas não conseguiram provar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Reprodução
vasosura
1 de 1 vasosura - Foto: iStock/Reprodução

São Paulo – A 2ª Turma do Tribunal Regional de SP (TRT) reconheceu o vínculo empregatício de uma trabalhadora que prestava serviços de diarista em uma residência.

De acordo com o juiz Pérsio Luis Teixeira de Carvalho, relator do processo, a legislação brasileira, desde 2015, considera empregado doméstico quem presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa, pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de dois dias na semana.

Em sua defesa, os empregadores alegaram que a mulher prestava serviços de diarista somente dois dias na semana, revezando com outra profissional. Acrescentaram que a jornada de três vezes semanais ocorria de forma esporádica.

O juiz pontuou que, tendo sido admitida a prestação de serviços, os patrões deveriam provar a descaracterização da habitualidade da atividade, o que não foi feito.

Além disso, a rescisão de acordo de trabalho, com assinatura de um dos empregadores, informa que a mulher chegou a trabalhar três vezes por semana “quando combinado”. Na decisão, o magistrado destaca que, como a prova não foi impugnada pelos patrões, “infere-se que concordaram com sua veracidade e teor”.

O relator avaliou também os pagamentos, realizados de forma mensal. Ele calculou que a quantia paga, considerando o valor da diária informado pelas partes, correspondia a aproximadamente 15 diárias mensais. “O que notoriamente suplanta o limite de duas diárias semanais previsto no art. 1º da LC 150/2015”, ponderou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?