Quase 100 pássaros são resgatados de campeonato ilegal no litoral
Polícia Ambiental desarticulou campeonato ilegal de pássaros em São Sebastião e deteve, ao todo, 38 pessoas. Multas chegaram a R$ 141 mil
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Polícia Militar Ambiental de São Sebastião desarticulou, neste domingo (20/10), um campeonato ilegal de canto de pássaros no bairro Jaraguá, no litoral norte de São Paulo. Quase 100 animais foram resgatados durante a operação e 38 pessoas foram detidas.
Com a chegada das viaturas ao local, algumas pessoas tentaram fugir, mas foram abordadas pelos agentes. Muitos dos detidos possuíam antecedentes criminais. A multa total aplicada aos participantes será foi R$ 141 mil.
Veja:
Dentre os 94 pássaros, que eram da espécie “coleirinho”, 50 estavam anilhados e 44 sem anilhas. Também foram apreendidos 104 gaiolas, 59 pedestais para exposição de aves, 24 veículos, potes de ração e caixas de som.
Segundo as autoridades, o evento não tinha autorização do órgão competente e os participantes tinham conhecimento da proibição em todo o litoral paulista. O caso foi encaminhado ao delegado responsável via ofício, com a qualificação e responsabilidade penal de cada envolvido.
O Ibama também foi acionado para avaliar as aves e as anilhas. Além disso, o órgão fará uma análise que poderá, ou não, aumentar o valor das autuações dos envolvidos. O local do campeonato ilegal é uma área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião (Pesmar).