Participação de youtuber em operações em SP foi autorizada pela PM
O youtuber Gin Kimura publicou, no último dia 3 de junho, um vídeo passando um dia com a PM; SSP confirmou que ação foi autorizada
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O vídeo que mostra o youtuber norte-americano Gen Kimura participando de uma operação da Polícia Militar de São Paulo foi autorizado pela corporação.
Além da autorização, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que abriu uma sindicância interna para apurar os fatos e que o agente que autorizou a ação foi “remanejado para outra função”.
A pasta diz que, apesar de a PM ter autorizado o youtuber a gravar uma operação do 18° Batalhão da Polícia Militar (BPM), o comando da corporação não foi avisado e que por isso o material é “irregular”.
A filmagem só seria possível após informar o comando da PM. A informação foi divulgada pelo G1, que mencionou que o influenciador pediu autorização via email em abril, no mesmo mês das gravações.
A presença de equipes de reportagens em operações não é proibida, mas precisa seguir algumas recomendações como definir detalhes de como as gravações serão feitas, onde ocorrerão e quais veículos serão utilizados.
“Charutos e cervejas”
No vídeo, chamado “Patrulhando FAVELAS com o Batalhão Tático da PM (24 hrs na vida de um policial), Kimura circula dentro de uma viatura da PM com uma arma em punho em três comunidades da zona norte de São Paulo.
No início da gravação, o youtuber diz em inglês: “Sim, este sou eu em uma perseguição de carro da polícia no ‘país com a maior taxa de homicídios do mundo’.”
O influencer, que tem 380 mil seguidores em seu canal de Youtube, publicou o vídeo no dia 3 de junho e já ultrapassou a marca de 1,6 milhões de visualizações.
Um dos policiais militares paulistas ouvidos pelo youtuber durante a gravação do vídeo diz que ele e seus colegas da corporação celebram morte de criminosos com “charutos e cervejas”.
O que diz a SSP
Procurada pelo Metrópoles, a SSP informou que, assim que teve acesso ao vídeo, solicitou esclarecimentos à Polícia Militar. A corporação, imediatamente, “instaurou uma sindicância para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos e adotar as providências necessárias”.
Em nota, a pasta ainda acrescentou: “Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações”.
A frase sobre a comemoração com charutos e cervejas, dita por um dos agentes, “não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado”. “Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da corporação”, finaliza a nota da pasta.
Quem é Gen Kimura
Gen Kimura nasceu em 1997 no estado do Oregon, nos Estados Unidos. Ele se diz japonês-americano por conta de sua ascendência oriental.
Em menos de um ano, o youtuber Gen Kimura ganhou quase 300 mil seguidores na rede social. Em setembro de 2023, ele postou a conquista da placa comemorativa de 100 mil seguidores – hoje, já são 380 mil.
A ligação dele com o Brasil pode ter relação com a namorada brasileira, Sofia Garicochea. Também influenciadora, ela tem quase 60 mil seguidores no Instagram, onde posta conteúdos de maquiagem e de viagens. No ano passado, os dois viajaram juntos por cidades do país.