Paraná Pesquisas: Ricardo Silva lidera disputa em Ribeirão Preto
Pré-candidato do PSD lidera nos dois cenários da pesquisa eleitoral; 710 foram entrevistados; margem de erro é de 3,8 pontos percentuais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta terça-feira (11/6) mostra o deputado federal Ricardo Silva (PSD) liderando a disputa eleitoral pela Prefeitura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O pré-candidato aparece com vantagem nos dois cenários analisados de pesquisa estimulada.
No primeiro, o pré-candidato tem 44,4% das intenções de voto, contra 19,3% do segundo colocado, o vereador Igor Oliveira (MDB).
Na sequência, vêm a ex-reitora da Universidade de São Paulo Suely Vilela (PDT), com 4,2%, e Coronel Usai (Podemos), com 3,8%. Isaac Antunes (PL) tem 3,1%; Marco Aurélio (Novo), 2,7%; Daniel Gobbi (Progressistas), 2,4%; Alessandro Hirata (PSDB), 2,1%; Jorge Roque (PT), 1,8%; e Ismar Menezes (Agir), 0,7%.
Os que pretendem votar em branco ou nulo representam 9,9% dos entrevistados. Os que não sabem ou não responderam correspondem a 5,6%.
2º cenário
No segundo cenário, a pesquisa Paraná ofereceu aos entrevistados menos opções de pré-candidatos, sem Igor Oliveira e Suely Vilela, que aparecem em segundo e terceiro no primeiro cenário.
Nesse caso, a vantagem de Ricardo Silva é ainda maior. Ele aparece com 58,9% das intenções de voto. Coronel Usai fica em segundo, com 6,2%, empatado na margem de erro com Alessandro Hirata e Marco Aurélio, ambos com 4,2%.
Jorge Roque tem 3,4%; e Ismar Menezes, 2%. Os que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 14,1% dos entrevistados, e 7% não responderam.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador não oferece opções de pré-candidatos aos entrevistados, o número de pessoas que não souberam ou não responderam foi de 57,2%. Os que pretendem votar em branco ou nulo foram 6,8%.
Ricardo Silva também aparece à frente, com 22,1%. Igor Oliveira tem 5,4%; Duarte Nogueira, 2,5%; e Suely Vilela, 1,4%. Os demais pré-candidatos têm menos de 1% das intenções de voto.
Metodologia
A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 10 de junho de 2024, por meio de entrevistas pessoais. O instituto ouviu 710 pessoas com 16 anos ou mais na cidade de Ribeirão Preto. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.
O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número SP-06123/2024.
Eleição municipal
As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.
As convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.