Paraná Pesquisas: Nunes amplia vantagem sobre Boulos na disputa em SP
Prefeito Ricardo Nunes aparece com 35,2% das intenções de voto, contra 29,8% do deputado federal Guilherme Boulos, aponta Paraná Pesquisas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (2/5) mostra que o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), segue numericamente à frente do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) no primeiro e em um eventual segundo turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo.
Em pesquisa estimulada – quando os nomes de possíveis candidatos são apresentados ao eleitor -, Nunes aparece na liderança com 35,2% das intenções de voto, contra 29,8% de Boulos. Assim, o atual prefeito deixa o empate técnico do cenário registrado na pesquisa feita em março, quando a diferença entre os dois era de apenas 1,9 ponto percentual. O levantamento tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro, com 10,6%, seguida por Marina Helena (Novo), com 5,7%, e Altino (PSTU), com 1%.
2º turno
Em um eventual segundo turno entre Nunes e Boulos, o prefeito aparece com 46,8% das intenções de voto, contra 37,6% de Boulos.
O atual prefeito também leva vantagem em um cenário contra Tabata, com 49,6%, ante a 30,8% da deputada.
Tabata também perderia para Boulos em um eventual segundo turno, de acordo com a pesquisa. O psolista soma 43,6%, contra 33,9% da deputada.
Rejeição
A pesquisa mostra que Boulos segue sendo o pré-candidato à Prefeitura da capital com maior índice de rejeição entre os eleitores paulistanos. Segundo o levantamento, 36,7% dos entrevistados disseram que não votariam no deputado do PSol de jeito nenhum, contra 30,5% de Tabata e 28,9% de Nunes.
Entre aqueles que disseram que votariam com certeza, 19,5% escolheram Nunes, 18,1%, Boulos, e 3,9%, Tabata. A deputada do PSB, contudo, é a que tem o maior índice de “poderia votar”, com 59,1%, seguida pelo atual prefeito (49,5%) e pelo psolista (43%).
Fator Datena
Em um cenário simulado pela pesquisa em que José Luiz Datena (PSDB) seria candidato, o apresentador aparece em terceiro lugar, com 15,3% das intenções de voto, quase o dobro dos votos angariados por Tabata, que tem 8,2%.
Quatro meses após sua filiação ao PSB, Datena se filiou ao PSDB sem deixar claro se será o vice da deputada ou se será o titular na chapa que disputará as eleições deste ano.
Na simulação com o apresentador, a liderança segue com Nunes, que tem 27,3%, seguido por Boulos, com 25,7%. Aqui, os dois ficam tecnicamente empatados.
O cenário ainda considera como candidato o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil).
Depois de Nunes, Boulos, Datena e Tabata, Kim aparece em quinto lugar, com 4% das intenções. No entanto, o parlamentar não deve ter aval do partido para disputar a eleição, pois o União Brasil apoia Ricardo Nunes na capital.
Marina Helena está em sexto, com 3,6%. O influenciador Pablo Marçal (PRTB) surge em seguida, com 2,3%, e Altino aparece com 0,3%.
A pesquisa foi feita entre os dias 26 de abril e 1° de maio com 1.200 pessoas. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95% — a cada cem pesquisas feitas da mesma forma, espera-se que 95 tragam os mesmos resultados, dentro da margem de erro.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-05177/2024.