Paraná Pesquisas: Marçal sobe e encosta em Boulos e Nunes. Datena cai
Nunes e Boulos disputam a liderança pela Prefeitura de SP, embolados com Marçal. Datena cai nas pesquisas e se distancia do terceiro lugar
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (23/8), indica que o influenciador Pablo Marçal (PRTB) se aproximou do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e do atual prefeito o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo. Marçal consolida no terceiro lugar, à frente de José Luiz Datena (PSDB), que caiu.
Nunes, Boulos e Marçal aparecem embolados na liderança: o atual prefeito marcou 24,1%, o deputado psolista, 21,9%, e o influencer, 17,9%. Com a margem de erro de 2,6 pontos percentuais, Nunes está tecnicamente empatado com Boulos, que, por sua vez, está tecnicamente empatado com Marçal. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) está em quinto lugar, com 7,3%.
Confira o cenário da pesquisa estimulada:
- Ricardo Nunes (MDB): 24,1%
- Guilherme Boulos (PSol): 21,9%
- Pablo Marçal (PRTB): 17,9%
- José Luiz Datena (PSDB): 13,2%
- Tabata Amaral (PSB): 7,3%
- Marina Helena (Novo): 3,6%
- Bebeto Haddad (DC): 0,6%
- João Pimenta (PCO): 0,6%
- Ricardo Senese (UP): 0,1%
- Altino Prazeres Jr. (PSTU): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 6,2%
- Não sabem/não responderam: 4,4%
Em relação ao último levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado no dia 8 de agosto, Nunes e Boulos sofreram uma queda nas intenções de voto. No levantamento anterior, eles apareceram com 25,1% e 23,2%, respectivamente. Marçal foi quem mais cresceu, pois tinha 12,5% na última pesquisa.
Já José Luiz Datena, que antes estava à frente de Marçal, com 15,9%, caiu para o quarto lugar, com 13,2% na pesquisa mais recente. A margem de erro para a pesquisa do início do mês também era de 2,6 pontos percentuais.
O Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores da capital paulista entre os dias 19 e 22de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95% (a cada 100 pesquisas feitas dessa forma, 95 trarão resultados dentro das margens de erro). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06659/2024.
Segundo turno estimulado
A pesquisa analisou as intenções de voto para o segundo turno entre os líderes Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Nesse cenário, Nunes aparece com 50,7% das intenções de voto, enquanto Boulos aparece com 34,2%. Esse resultado representa um cenário quase inalterado em relação ao levantamentos anterior, quando Nunes aparecia com 50,1% das intenções de voto e Boulos, com 34,2%.
A pesquisa também analisou uma eventual disputa de Pablo Marçal com os dois outros candidatos no segundo turno. Tanto com Nunes quanto com Boulos, Marçal aparece atrás nas intenções de voto. Contra Nunes, com 52,1%, o influencer tem 25,7% das intenções, e contra Boulos, com 42,1%, ele tem 35,3%.
Por fim, o último cenário pesquisado é o caso de um eventual segundo turno entre Ricardo Nunes e José Luiz Datena. Neste caso, Nunes tem 52,5% das intenções de voto, e Datena, 52,1%.