Paraná Pesquisas: Lima amplia vantagem contra Manente em São Bernardo
Na disputa pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos) pontuou 49,7%, à frente de Alex Manente (Cidadania), com 39%
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um levantamento Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (23/10), mostra o atual vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), com ampla vantagem em relação ao deputado federal Alex Manente (Cidadania) na disputa pela Prefeitura da cidade do ABC paulista.
Lima pontuou 49,7% das intenções de votos na pesquisa estimulada, 10,7 pontos percentuais a mais que Manente, que recebeu 39%. A margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos percentuais.
No último levantamento publicado pelo instituto, do dia 11 de outubro, Lima já aparecia à frente, com 46,1% das intenções de votos. Na ocasião, Manente havia pontuado 41,1%, o que indica que o candidato sofreu oscilação negativa de 2,1 pontos percentuais nos últimos doze dias.
Confira o cenário estimulado:
- Marcelo Lima (Podemos): 49,7%
- Alex Manente (Cidadania): 39,0%
- Nenhum/ Branco/ Nulo: 7,2%
- Não sabe/ Não respondeu: 4,1%
O Paraná Pesquisas também realizou um levantamento espontâneo das intenções de votos, quando aos eleitores são perguntados em quem votariam sem receber uma lista com os nomes dos candidatos.
Neste cenário, Lima também apareceu na liderança, com 41% das intenções de votos. Já Alex Manente pontou 34,4%. Os eleitores indecisos e que disseram que irão votar em branco ou nulo somaram 24,2%. Um total de 0,4% dos entrevistados citaram outros nomes.
Rejeição
O instituto também investigou a rejeição dos candidatos. Nesse aspecto, Alex Manente foi o nome mais mencionado pelos eleitores, quando questionados em qual candidato eles não votariam, recebendo 47,9% de rejeição. Marcelo Lima, por sua vez, foi rejeitado por 38,5%.
O Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores presencialmente entre os dias 19 a 22 de outubro de 2024. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo n.º SP-09025/2024. O grau de confiança da pesquisa é de 95,0%.