Paraná Pesquisas: Gerson Pessoa pode vencer em Osasco no 1º turno
Gerson Pessoa poderá vencer em Osasco no 1º turno das eleições. Emídio de Souza e Dr Lindoso estão empatados tecnicamente em 2º lugar
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (10/9), aponta que o deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) lidera as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Osasco, na região metropolitana de São Paulo.
Na pesquisa, Gerson apareceu com 56,5% das intenções de votos. Na disputa pelo segundo lugar, estão o ex-prefeito da cidade, Emídio de Souza (PT), com 14,9% das intenções de votos, e o vereador Dr Lindoso (Novo), com 13,5%. A margem de erro é de 3,8 pontos para cima ou para baixo.
O resultado indica que Osasco poderá conhecer seu prefeito ainda no primeiro turno, no dia 6 de outubro. Para que isso aconteça, o candidato líder deverá receber mais de 50% dos votos válidos.
Cenário da pesquisa estimulada:
- Gerson Pessoa – (Podemos) — 56,5%
- Emidio de Souza (PT) — 14,9%
- Dr Lindoso – (Novo) — 13,5%
- Glória Brito (PCO) — 1,5%
- Não sabe/não respondeu — 5,1%
- Nenhum/branco/nulo — 8,5%
Gerson Pessoa atuou na gestão do prefeito Rogério Lins (Podemos) como secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e foi apontado como seu sucessor. Lins está em seu segundo mandato na prefeitura e não pode disputar a reeleição.
O nome do prefeito, contudo, aparece na pesquisa de intenções de votos espontânea — quando os eleitores precisam lembrar o nome de seus candidatos por conta própria e não recebem uma lista prévia dos nomes disponíveis.
Cenário da pesquisa espontânea:
- Gerson Pessoa – (Podemos) — 30,1%
- Emidio de Souza (PT) — 5,9%
- Rogério Lins (Podemos) —4,9%
- Dr Lindoso – (Novo) — 3,4%
- Outros nomes citados — 1,5%
- Não sabe/não respondeu — 48,6%
- Nenhum/branco/nulo — 6,3%
Rejeição dos candidatos
Os entrevistados também foram estimulados a responder quais candidatos eles mais rejeitam para o cargo de prefeito. Nesse aspecto, Emidio de Souza liderou entre os mais rejeitados, com 44,6%, seguido por Dr Lindoso, com 21,3%, Gloria Brito, com 20%, e Gerson Pessoa, com 12,4%. Já 20,0% dos entrevistados disseram não saber qual candidato eles mais rejeitam e 5,4% disseram que poderiam votar em todos.
Além disso, pediu para que as pessoas avaliassem a gestão do atual prefeito da cidade, Rogério Lins, que foi classificada como ótima ou boa por 71,1% dos entrevistados, e ruim ou péssima por 9,2%. 82,8% disseram aprovar a gestão, enquanto 14,6% desaprovaram. 2,5% não soube responder ou não opinou. A pesquisa são avaliou um eventual segundo turno.
O Paraná Pesquisas ouviu 710 eleitores da capital paulista entre os dias 06 e 09 de setembro de 2024. A pesquisa atingiu grau de confiança de 95,0%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-05648/2024