metropoles.com

Paraná Pesquisas: ex-prefeito lidera com folga disputa em Piracicaba

Tucano lidera disputa em Piracicaba, enquanto atual prefeito é o mais rejeitado pelos eleitores, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Imagem colorida mostra Barjas Negri, homem branco, calvo, grisalho, de barbas brancas, de terno marrom e gravata vermelha, falando ao microfone em uma mesa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Barjas Negri, homem branco, calvo, grisalho, de barbas brancas, de terno marrom e gravata vermelha, falando ao microfone em uma mesa - Metrópoles - Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados

São Paulo – O ex-prefeito de Piracicaba e ex-ministro da Saúde Barjas Negri (PSDB) lidera todos os cenários testados pelo instituto Paraná Pesquisas na pesquisa eleitoral à Prefeitura do município divulgada nesta quarta-feira (3/4). O atual prefeito, Luciano Almeida (PP), candidato à reeleição, aparece com o menor percentual de intenção de votos.

Prefeito de Piracicaba em três mandatos e ex-titular da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso, Negri apresenta 48,9% das intenções de votos no cenário estimulado.

Em segundo lugar, aparecem tecnicamente empatados o vereador Paulo Campos (Podemos), com 11,4%, e os deputados estaduais Alex de Madureira (PL), com 8,4%, e Professora Bebel (PT), com 7,7%. A margem de erro do levantamento é de 3,8% para mais ou para menos.

  • Barjas Negri (PSDB): 48,9%
  • Paulo Campos (Podemos): 11,4%
  • Alex de Madureira (PL): 8,4%
  • Professora Bebel (PT): 7,7%
  • Helinho Zanatta (PSD): 6,1%
  • Luciano Almeida (PP): 4,3%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 7,1%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

Em relação ao último levantamento feito pelo instituto, em agosto de 2023, Alex de Madureira foi o pré-candidato que apresentou melhor desempenho no primeiro cenário testado. O deputado oscilou positivamente 2,3% nas intenções de votos.

O aumento coincide com o momento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surgiu como cabo eleitoral de Madureira. Em março, Bolsonaro participou de eventos do PL em Piracicaba ao lado do deputado e reforçou seu apoio à pré-candidatura.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro é o maior cabo eleitoral do município: 32,9% disseram que votariam com certeza em um candidato apoiado por ele, enquanto 27,4% votariam em um nome indicado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 20,7% certamente votariam em uma indicação do presidente Lula (PT).

O petista é o cabo eleitoral menos efetivo, com 57,4% dos eleitores afirmando que jamais votariam em uma indicação dele. Para 43,1% do eleitorado, não seria possível votar em um nome apoiado por Bolsonaro, enquanto 31,4% não votariam em uma indicação de Tarcísio.

Cenários da pesquisa

Em outro cenário testado pelo Paraná Pesquisas, sem Helinho Zanatta na disputa, Negri apresenta maior preferência do eleitorado, com 51%, seguido por Paulo Campos (12,6%), Alex de Madureira (9,1%), Professora Bebel (8,3%) e Luciano Almeida (4,9%).

No cenário espontâneo, quando o entrevistado é questionado sobre qual o seu candidato sem que uma lista de opções seja fornecida, Negri apresenta 16,9%; Alex de Madureira, 2,6%; Paulo Campos, 1,9%; Professora Bebel, 1,1%; e Luciano Almeida, 1%.

O atual prefeito apresenta o maior índice de rejeição da pesquisa – 58,1% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Na sequência aparecem Bebel (15%), Negri (13,3%), Madureira (12,1%), Campos (10,6%) e Zanatta (9%).

O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 700 eleitores entre os dias 28 de março e 2 de abril e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-04441/2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?