Paraná Pesquisas: Dário Saadi lidera com vantagem disputa em Campinas
Paraná Pesquisas mostra atual prefeito de Campinas, Dário Saadi, em 1º na disputa eleitoral, seguido do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Atual prefeito de Campinas, no interior paulista, Dário Saadi (Republicanos) lidera com vantagem as intenções de votos do último levantamento eleitoral feito pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado na manhã desta terça-feira (28/5).
Saadi, que busca a reeleição em outubro deste ano, é o primeiro colocado, com 37,3% da preferência do eleitorado. O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), em segundo lugar, apresenta 24,1% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos.
O prefeito teve um crescimento de 3,6 pontos percentuais em relação ao último levantamento do instituto, feito em outubro do ano passado. Já Zimbaldi oscilou 0,8 pontos para baixo. Os dois disputaram o segundo turno das eleições de 2020.
Ex-vereador de Campinas, o petista Pedro Tourinho aparece em terceiro na pesquisa, com 12,5%, seguido pelo vereador Paulo Gaspar (Novo), com 3,1%. Confira o levantamento completo abaixo:
- Dário Saadi (Republicanos) – 37,3%
- Rafa Zimbaldi (Cidadania) – 24,1%
- Pedro Tourinho (PT) – 12,5%
- Paulo Gaspar (Novo) – 3,1%
- Laura Leal (PSTU) – 2,9%
- Edson Dorta (PCO) – 1%
- Nenhum/branco/nulo – 13,1%
- Não sabe/não respondeu – 6%
Em um segundo cenário testado, sem Laura Leal e Edson Dorta, Saadi aparece com 38%, Zimbaldi com 24,9%, Tourinho com 13,6% e Gaspar com 4%.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 800 eleitores entre os dias 22 e 27 de maio. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-04249/2024.
Rejeição
Tourinho foi o nome mais rejeitado pelos eleitores de Campinas na pesquisa, com 24,9% deles dizendo que não votariam de jeito nenhum no petista.
O segundo mais rejeitado foi Saadi, com 24,1%, seguido de Laura Leal (22,5%), Edson Dorta (21,9%) e Paulo Gaspar (21%). Rafa Zimbaldi foi o menos rejeitado, com 18,9%. Do total de entrevistados, 6,4% disseram que poderiam votar em todos os candidatos.
Entre os eleitores, 59,4% aprovam a atual gestão de Saadi, enquanto 36,6% desaprovam o trabalho feito pela administração municipal.
Segundo turno
A pesquisa testou três cenários de segundo turno, com Saadi vencendo todos eles contra os adversários. A maior diferença foi observada contra Tourinho, em um cenário no qual o atual prefeito aparece com 54,6% das intenções de votos contra 25,3% do petista.
Contra Zimbaldi, Saadi apresenta 47,1%, enquanto o deputado estadual tem 35% da preferência dos eleitores.
Já Tourinho aparece como derrotado em todos os cenários, com 23,9% em uma disputa direta contra o deputado do Cidadania, que apresenta 49,5% diante do petista.