metropoles.com

Paraná Pesquisas: Boulos lidera para prefeito de SP, seguido por Nunes

Deputado do PSol, Boulos está na frente em pesquisa estimulada; ex-ministro Ricardo Salles vai melhor quando relacionado a Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Montagem com fotos de Governo de SP e Fábio Vieira/Metrópoles
Montagem com fotos de Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
1 de 1 Montagem com fotos de Ricardo Nunes e Guilherme Boulos - Foto: Montagem com fotos de Governo de SP e Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8/5) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) na dianteira da disputa pela Prefeitura de São Paulo na eleição de 2024, com 31,5% das intenções de voto, seguido pelo prefeito da captial, Ricardo Nunes (MDB), com 17,8%.

A pesquisa estimulada (quando o eleitor escolhe um candidato a partir de uma lista de nomes) mostra o deputado federal Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), em terceiro lugar, com 10,9%.

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em quarto, com 7,1%, e o ex-deputado federal Vinicius Poit (Novo), candidato derrotado nas últimas eleições para o governo paulista, figura em quinto, com 5,4%.

Cenário com padrinhos políticos

O cenário se altera quando é apresentado ao eleitor o nome de quem apoia o candidato. No caso de Boulos, as intentações de voto sobem para 39,2% quando o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Já Ricardo Salles ultrapassa o prefeito Ricardo Nunes quando é associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesses cenário, Salles vai a 20,4% das intenções de voto, enquanto Nunes cai para 13,6%.

Tabata Amaral, com apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), oscila para 7,7%, segundo a pesquisa, enquanto Poit, apoiado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), praticamente não altera as intenções de voto.

O Paraná Pesquisas informa ter ouvido 1.208 eleitores durante os dias entre 30 de abriu e 4 de maio. Segundo o instituto, a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais (para mais ou para menos) e o grau de confiança da pesquisa é de 95% (a cada 100 pesquisas, 95 terão o resultado dentro da margem de erro).

É a primeira pesquisa que o instituto faz com esta configuração de candidatos na pesquisa estimulada. Em fevereiro, um Paraná fez um levantamento que tinha, no cenário estimulado, o apresentador de TV José Luiz Datena (PDT).

Avaliação da prefeitura

Na pesquisa, os entrevistados foram questionados sobre a avaliação da administração da cidade de São Paulo, sob gestão do prefeito Ricardo Nunes desde maio de 2021, após a morte de Bruno Covas (PSDB).

Ao todo, 52,7% dos entrevistados aprovam a administração Nunes e 38,7% desaprovam. Segundo o instituto, 8,6% dos entrevistados não souberam avaliar ou preferiram não opinar.

Segundo o Paraná Pesquisas, porém, apenas 3,7% avaliaram o governo como ótimo e 28,6% como bom. Já 35% dos paulistanos disseram que o governo é regular, 11% disseram que a gestão municipal é ruim e 17,1% apontaram a administração como péssima (4,6% dos eleitores não responderam).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?