Paraná Pesquisas: Boulos lidera para prefeito de SP, seguido por Nunes
Deputado do PSol, Boulos está na frente em pesquisa estimulada; ex-ministro Ricardo Salles vai melhor quando relacionado a Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8/5) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) na dianteira da disputa pela Prefeitura de São Paulo na eleição de 2024, com 31,5% das intenções de voto, seguido pelo prefeito da captial, Ricardo Nunes (MDB), com 17,8%.
A pesquisa estimulada (quando o eleitor escolhe um candidato a partir de uma lista de nomes) mostra o deputado federal Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), em terceiro lugar, com 10,9%.
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em quarto, com 7,1%, e o ex-deputado federal Vinicius Poit (Novo), candidato derrotado nas últimas eleições para o governo paulista, figura em quinto, com 5,4%.
Cenário com padrinhos políticos
O cenário se altera quando é apresentado ao eleitor o nome de quem apoia o candidato. No caso de Boulos, as intentações de voto sobem para 39,2% quando o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Já Ricardo Salles ultrapassa o prefeito Ricardo Nunes quando é associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesses cenário, Salles vai a 20,4% das intenções de voto, enquanto Nunes cai para 13,6%.
Tabata Amaral, com apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), oscila para 7,7%, segundo a pesquisa, enquanto Poit, apoiado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), praticamente não altera as intenções de voto.
O Paraná Pesquisas informa ter ouvido 1.208 eleitores durante os dias entre 30 de abriu e 4 de maio. Segundo o instituto, a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais (para mais ou para menos) e o grau de confiança da pesquisa é de 95% (a cada 100 pesquisas, 95 terão o resultado dentro da margem de erro).
É a primeira pesquisa que o instituto faz com esta configuração de candidatos na pesquisa estimulada. Em fevereiro, um Paraná fez um levantamento que tinha, no cenário estimulado, o apresentador de TV José Luiz Datena (PDT).
Avaliação da prefeitura
Na pesquisa, os entrevistados foram questionados sobre a avaliação da administração da cidade de São Paulo, sob gestão do prefeito Ricardo Nunes desde maio de 2021, após a morte de Bruno Covas (PSDB).
Ao todo, 52,7% dos entrevistados aprovam a administração Nunes e 38,7% desaprovam. Segundo o instituto, 8,6% dos entrevistados não souberam avaliar ou preferiram não opinar.
Segundo o Paraná Pesquisas, porém, apenas 3,7% avaliaram o governo como ótimo e 28,6% como bom. Já 35% dos paulistanos disseram que o governo é regular, 11% disseram que a gestão municipal é ruim e 17,1% apontaram a administração como péssima (4,6% dos eleitores não responderam).