Paraná Pesquisa: Manga lidera em Sorocaba e pode vencer no 1º turno
Atual prefeito e candidato à reeleição, Rodrigo Manga (Republicanos) recebeu 72,1% das intenções de votos. Danilo Balas (PL) está com 6,9%
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Novo levantamento da Paraná Pesquisa divulgado nesta quinta-feira (29/8) mostra Rodrigo Manga (Republicanos) com 72,1% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Sorocaba. Manga é prefeito da cidade e poderá ser reeleito no primeiro turno.
Ele concorre contra o deputado estadual Danilo Balas (PL), o sindicalista Paulinho do Transporte (PT) e Calebe Henrique (PCO). Balas e Paulinho estão tecnicamente empatados no segundo lugar, com 6,9% e 6,1%, respetivamente. Calebe recebeu 0,7%. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para cima e para baixo.
Com o resultado, é possível que Sorocaba, a sétima maior cidade do estado de São Paulo, conheça seu prefeito já no dia 6 de outubro, quando acontece o primeiro turno.
Confira o resultado da pesquisa estimulada:
- Rodrigo Manga: 72,1%
- Danilo Balas (MDB): 6,9%
- Paulinho do Transporte (PT): 6,1%
- Calebe Henrique: 0,7%
- Em branco/nulo/nenhum: 13%
- Não sabem: 5%
Além do cenário estimulado, quando os entrevistados são perguntados em quem eles votariam indicando os nomes do candidatos, o Paraná Pesquisa perguntou aos eleitores em quem eles votariam de forma espontânea.
Neste cenário, as intenções de voto para Manga, de 43,2%, é superada pelo número de eleitores da cidade que não responderam ou disseram não saber em quem votar — que alcançou 46,6%.
Cenário espontâneo:
- Não sabe/ Não respondeu: 46,6%
- Rodrigo Manga: 43,2%
- Ninguém/ Branco/ Nulo: 6,2%
- Danilo Balas (MDB): 2,3%
- Paulinho do Transporte (PT): 1,4%
- Calebe Henrique (PCO): 0,3%
A pesquisa também perguntou aos eleitores a respeito da aprovação da administração de Rodrigo Manga. Nesse aspecto, 81,0% dos eleitores disseram aprovar o prefeito e 16,3% disseram desaprovar. Já 2,7% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram.
O Paraná Pesquisa entrevistou 710 eleitores presencialmente entre os dias 25 e 28 de agosto de 2024. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo n.º SP06783/2024. O grau de confiança da pesquisa é de 95,0%.