Paralisação da Gatusa deixa paulistanos sem ônibus na zona sul
Coletivos foram impedidos de deixar a garagem da empresa, no Jardim São Luís, a partir de 4h; pelo menos 14 linhas foram afetadas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O transporte de passageiros na zona sul de São Paulo foi afetado, na madrugada desta quarta-feira (13/03), por uma paralisação de motoristas e cobradores da Viação Gatusa. O movimento atrasou a saída de pelo menos 14 linhas da concessionária (veja lista abaixo).
Segundo as informações preliminares, os ônibus tiveram a saída interrompida na garagem da empresa, na Avenida Guido Caloi, Jardim São Luís, por volta de 4h. O acesso foi bloqueado por sindicalistas que reclamam das condições de trabalho dos funcionários.
A São Paulo Transporte (SPtrans), empresa que gerencia o transporte de ônibus na cidade, acionou o sistema Paese e colocou 46 coletivos para fazer, emergencialmente, o transporte de passageiros no início da manhã.
A chegada da Polícia Militar à garagem da Gatusa pôs fim à paralisação por volta de 6h30, segundo a SPtrans. Em nota ao Metrópoles, a empresa informou que a viação foi autuada por todas as partidas não realizadas.
Além disso, diz a SPTrans, será registrado um boletim de ocorrência pela paralisação de serviço essencial.
Condições de trabalho
O Sindicato dos Motoristas (SindMotoristas), por sua vez, afirmou, por meio de nota, que o atraso na saída de ônibus da garagem da Gatusa ocorreu em protesto pelas condições precárias de trabalho, saúde e segurança.
“As reivindicações dos cipeiros eleitos (…) eram ignoradas pela chefia, gerência e patrão, o que infelizmente, coloca em risco as condições de trabalho dos motoristas, cobradores e a população”, diz nota do sindicato.
A diretoria do sindicato disse, ainda, que “não tolerará irresponsabilidade, descaso e negligências em uma questão tão séria quanto a prevenção de acidentes de trabalho e trânsito”.
Veja as linhas afetadas esta manhã
5154/10 – Term. Sto. Amaro – Term. Princ. Isabel
5300/10 – Term. Sto. Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
6200/10 – Term. Sto. Amaro – Term. Bandeira
6291/10 – Inocoop Campo Limpo – Term. Bandeira
637P/10 – Term. Sto. Amaro – Term. Pinheiros
6414/10 – Socorro – Term. Bandeira
6422/10 – Vl. Cruzeiro – Term. Bandeira
675N/10 – Term. Sto. Amaro – Metrô Ana Rosa
709G/10 – Term. Guarapiranga – Itaim Bibi
709M/10 – Term. Sto. Amaro – Term. Pinheiros
709P/10 – Est. Sto. Amaro/Guido Caloi – Term. Pinheiros
7245/10 – Term. Sto. Amaro – Hosp. das Clínicas
7245/21 – Term. Sto. Amaro – Term. Água Espraiada
7550/10 – Term. Sto. Amaro – Metrô Sta. Cecília