metropoles.com

Palmeirense que mostrou pênis em jogo ficará 6 meses sem ir a partidas

Palmeirense deve comparecer a local determinado pela Justiça duas horas antes das partidas e permanecer lá até 15 minutos depois dos jogos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Palmeirense que mostrou pênis para torcida do Botafogo em jogo pela Libertadores. - Metrópoles
1 de 1 Palmeirense que mostrou pênis para torcida do Botafogo em jogo pela Libertadores. - Metrópoles - Foto: null

São Paulo — O torcedor do Palmeiras que mostrou o pênis para a torcida do Botafogo, em confronto entre os dois times pela Libertadores no dia 21 de agosto, está impedido de comparecer a jogos do time por seis meses, como resultado de uma medida cautelar aplicada pela Justiça de São Paulo neste mês.

O torcedor, identificado como Nelson Gonzaga de Oliveira Junior, era membro do Avanti – programa sócio-torcedor do Palmeiras. Como punição, o clube o excluiu do programa.  A exclusão do quadro de sócios do Alviverde vai impedi-lo de comprar ingressos nos jogos que o time for mandante.

Além disso, Nelson está proibido de comparecer em jogos que o Palmeiras for mandante ou visitante, em todos os campeonatos e amistosos que o clube disputar pelo prazo determinado pela Justiça.

“Não toleramos condutas criminosas em nossa casa e tomaremos todas as providências cabíveis, incluindo a exclusão do Avanti caso ele seja adepto do programa de sócio-torcedor e a proibição de compra de ingresso para os jogos do clube como mandante”, disse o Palmeiras em nota no Instagram após o episódio.

O clube paulista ajudou a Polícia Civil a identificar o suspeito a partir das câmeras de segurança do Allianz Parque e do sistema de biometria facial. A 6ª Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) investiga o caso, e a expectativa é que o torcedor responda também criminalmente ao ato.

O promotor Roberto Bacal, do Anexo do Torcedor do Juizado Especial Criminal, concordou com o pedido da polícia em afastar o torcedor dos jogos, considerando a conduta do palmeirense preocupante e capaz de gerar insegurança e desordem no ambiente do estádio.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), uma audiência preliminar está agendada para 25 de novembro, quando o torcedor poderá discutir um possível acordo penal.

A Polícia Civil também planeja ouvir uma torcedora do Botafogo que registrou o ato em vídeo e formalizou uma queixa.

O que disse o torcedor

Segundo a coluna de Ricardo Perrone, do UOL, o torcedor prestou depoimento à Polícia Civil no dia 26 de agosto. Ele teria chamado o ato de impensado e demonstrou estar arrependido.

O palmeirense afirmou que o gesto não foi para uma pessoa específica, mas para os botafoguenses em geral. Ele afirmou, ainda, ter ingerido bebida alcoólica e que faz uso de medicação controlada. 

Ainda segundo a coluna, além de não poder ir aos jogos, Nelson terá que comparecer a um local indicado pela Central de Penas e Medidas Alternativas duas horas antes das partidas e permanecer lá até 15 minutos depois dos jogos, “a fim de evitar a possível reiteração das condutas supostamente praticadas”, diz trecho da sentença.

O eventual descumprimento da ordem poderá provocar a prisão preventiva do torcedor. A medida cautelar imposta pela Justiça de São Paulo foi tomada em primeira instância, portanto ainda cabe recurso.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirmou que a Drade instaurou um inquérito policial para apurar todas as circunstâncias relacionadas ao caso. De acordo com a pasta, diligências prosseguem para concluir a investigação.

 O Metrópoles entrou em contato com o Botafogo, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?