metropoles.com

Pai que deixou filho de 8 anos sozinho para buscar cigarro é condenado

Justiça manteve a condenação de pai que deixou o filho de 8 anos sozinho em casa, na madrugada, para comprar cigarros no interior de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guido Mieth/Getty Images
Cigarro
1 de 1 Cigarro - Foto: Guido Mieth/Getty Images

São Paulo — A Justiça paulista manteve a condenação de um pai que deixou o filho de 8 anos sozinho, durante a madrugada, para comprar cigarros na cidade de Penápolis, no interior de São Paulo. A pena de oito meses de detenção em regime aberto por abandono de incapaz foi substituída pelo pagamento de salário-mínimo a entidade escolhida pelo Poder Judiciário.

Segundo a acusação, o réu compartilhava a guarda da criança com a ex-mulher. O filho passava o fim de semana com o pai, que o deixou sozinho em casa, na madrugada, e saiu para comprar os cigarros.

O caso ganhou repercussão porque, no caminho, o homem acabou se envolvendo em uma briga e foi levado ao pronto-socorro. Já a criança acordou no meio da noite, viu que estava sozinha e se desesperou, correndo até a porta de casa para pedir ajuda. A criança foi socorrida pela polícia e pelo Conselho Tutelar.

Ao analisar o recurso, o desembargador Pinheiro Franco disse que mesmo que seja possível alegar que um garoto de oito anos não seja totalmente dependente dos cuidados paternos, ele estava sob a guarda do pai no momento em que foi abandonado. ”

E a guarda, não há dúvida, envolve deveres de cuidado e vigilância, que o acusado desprezou ao sair de casa durante a madrugada, deixando a criança sozinha e trancada no imóvel, sem motivo”, afirmou o magistrado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?