Sem aval do partido, Padre Kelmon anuncia pré-candidatura em SP
Presidente do PRD, partido ao qual Padre Kelmon é filiado, diz que pré-candidatura dele à Prefeitura de SP não foi discutida
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Candidato à Presidência da República em 2022, Padre Kelmon anunciou a intenção de se disputar a Prefeitura de São Paulo em outubro. No entanto, o partido ao qual é filiado disse desconhecer a pré-candidatura.
“Esse assunto não foi discutido internamente no partido. Desconhecemos”, disse Ovasco Resende, presidente do PRD, ao Metrópoles.
O PRD é o partido oriundo da fusão entre o PTB, partido pelo qual Kelmon se candidatou em 2022, e o Patriota. No ano passado, o Metrópoles divulgou que a sigla avaliava lançar o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) à Prefeitura caso ele conseguisse a liberação do PL.
Sem que Salles recebesse o aval do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para deixar a sigla antes da janela partidária, as negociações estagnaram. O PRD ainda não decidiu se lançará candidatura própria ou se apoiará outro nome na disputa.
Padre Kelmon articula candidatura desde 2023
A coluna de Igor Gadelha no Metrópoles mostrou que Kelmon tenta, desde o ano passado, articular uma candidatura às eleições. Inicialmente, ele mirava a Prefeitura de Salvador, onde possuía reduto eleitoral em 2022.
Em 2022, ele tornou-se o candidato do PTB após a candidatura de Roberto Jefferson, então presidente do partido, ter sido indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, ele foi acusado de ter atuado para auxiliar Jair Bolsonaro (PL) nos debates eleitorais.
Nesta semana, Padre Kelmon promoveu um evento do chamado “Foro do Brasil”, grupo conservador que ele criou para contrapor o Foro de São Paulo, em São José dos Campos (SP), que teve participação da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP).