Pacaembu não receberá final da Copinha pelo 4º ano consecutivo
Em obras, Pacaembu não poderá receber a competição, segundo a FPF; concessionária havia prometido reabertura parcial do estádio neste mês
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O estádio do Pacaembu não receberá a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, no próximo dia 25 de janeiro, conforme previsto inicialmente. A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado informando a decisão nessa terça-feira (16/1).
A última final disputada no tradicional palco da competição foi em 2020. Em 2021, a Copinha foi suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19. No ano seguinte, o jogo aconteceu no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, finalista e vencedor daquela edição. O estádio da última final foi o Canindé, em 2023. O palco da final de 2024 ainda não foi definido.
Em dezembro do ano passado, a concessionária Allegra Pacaembu, responsável pelo estádio, havia dito que o Pacaembu estaria apto para sediar a final de 2024 — o espaço está em obras desde junho de 2021. A proposta era de reabertura parcial, com capacidade para 10 mil torcedores.
Mas a decisão, tomada em comum acordo entre a FPF, a Allegra e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, levou em consideração a “segurança e o conforto de clubes e torcedores”, após uma “análise criteriosa de todos os envolvidos”, segundo o comunicado.
Copinha 2025
De acordo com a Allegra, as obras de modernização e restauro “seguem em ritmo acelerado” e a reabertura do Pacaembu “se dará em fases” ao longo do primeiro semestre de 2024, informa a nota.
A concessionária afirma, ainda, que o andamento das obras segue dentro dos prazos contratuais e que o Pacaembu estará de volta para a Copinha 2025 “completamente renovado”.
A Allegra assumiu o Complexo Esportivo do Pacaembu em 25 de janeiro de 2020. O contrato prevê 35 anos de concessão, com investimento de R$ 500 milhões no local.
O novo local do jogo ainda não foi definido. “Conforme previsto em regulamento, a FPF observará todas as questões de segurança e critérios técnicos para anunciar oportunamente o novo local da final”, conclui a nota.