Ouvidoria pede investigação de PM que reagiu a roubo e matou suspeitos
Segundo Ouvidoria da Polícia, ação do agente aposentado foi “inadequada” e “aproxima-se de uma execução”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Ouvidoria da Polícia de São Paulo disse que vai pedir que a Polícia Civil e o Ministério Público investiguem a conduta do policial militar aposentado que reagiu a uma tentativa de assalto e matou dois suspeitos, na tarde de sábado (11/9), na Rodovia Fernão Dias, na zona norte da capital.
Segundo a Ouvidoria, vídeos feitos por testemunhas mostram “uma atuação inadequada do policial aposentado”. O órgão afirma que a ação “aproxima-se mais de uma execução do que de uma contenção”.
Nas imagens, é possível ver o policial aposentado entrando em luta corporal com os suspeitos e atirando quando os supostos ladrões já estavam no chão.
Assista:
De acordo com a pasta, o boletim de ocorrência narra que o PM estava com a esposa na sua moto quando “viu pelo retrovisor dois homens se aproximando em outra moto”.
“Eles emparelharam com a motocicleta do policial e um deles apontou a arma anunciando o assalto”, diz a nota. “O policial interveio e reagiu à abordagem, atingindo os suspeitos.”
O caso foi registrado como homicídio no 19º Distrito Policial (Vila Maria), mas com excludente de ilicitude – quando o delegado entende que a ação do PM que resultou na morte dos suspeitos foi legítima.