Operação resgata 65 filhotinhos vítimas de maus-tratos na capital
Filhotinhos foram encontrados em dois endereços onde eram vendidos ilegalmente; agentes constataram uma série de indicativos de maus-tratos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Em operação chamada de Rotten Peach, realizada nesse domingo (21/7), 65 filhotinhos de cachorro foram encontrados em situação de maus-tratos para serem vendidos em feiras livres nos bairros Vila Carmosina, na zona leste de São Paulo, e Vila Hamburguesa, na zona oeste.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais receberam informações sobre uma destas feiras, na avenida Jacu Pêssego, que vendia de forma ilegal os animais. Dois suspeitos, um homem e uma mulher, que negociavam os filhotes, foram encaminhados à delegacia.
Em um segundo endereço, na praça Doutor Agostinho Bettarello, perto do Parque Villa-Lobos, os agentes encontraram cerca de 15 barracas. Os suspeitos tentaram fugir com os animais ao perceberem a chegada da polícia mas foram detidos.
Ao todo, 16 pessoas serão investigadas.
Ainda de acordo com a SSP, os filhotes eram separados prematuramente, sofriam com a falta de cuidado, eram expostos ao sol, superlotação em espaços pequenos e ficavam muito tempo dentro de carros e caixas plásticas, configurando os maus-tratos.
Além disso, uma autoridade policial informou que os cães resgatados contavam com menos de 120 dias, fato que fez os agentes acreditarem que houve um desmame prematuro. A maioria dos cachorros não exigiam comprovantes de vacinação e nenhum deles estava esterilizado e microchipados.
Os filhotinhos foram levados a uma entidade enquanto aguardam decisão da Justiça.
O caso foi registrado como praticar ato de abuso a animais pela 1ª Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus-Tratos a Animais.