Operação prende chefe do PCC e mais 12 pessoas na Cracolândia
Entre os presos da operação está Paulo Rogério Amorim, o Bahia, apontado como integrante do PCC e coordenador da Cracolândia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Operação da Polícia Civil na região da Cracolândia, no centro da capital paulista, prendeu 13 pessoas nesta quarta-feira (8/5). Entre os detidos, está Paulo Rogério Amorim, o Bahia, de 41 anos, que é apontado como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e coordenador da rotina do tráfico de drogas na região.
Investigação do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos), delegacia que realizou a operação, descreve Bahia como “indivíduo de alta periculosidade” e diz se tratar de “importante liderança do tráfico de drogas no fluxo da Cracolândia”. O alvo era monitorado desde agosto de 2023.
O criminoso entrou na mira da Polícia Civil após aparecer em um vídeo em que ameaça de morte moradores do centro de São Paulo que denunciassem crimes ocorridos no “fluxo” – como é chamada a concentração de dependentes químicos naquela região.
Bahia fazia o controle da rotina e da circulação de usuários na Cracolândia a bordo de uma bicicleta, equipada com um caixote. Nesta manhã, ele foi localizado por policiais de campana, tentou fugir e acabou detido e algemado. No compartimento do veículo, os investigadores encontraram R$ 1,3 mil, uma pedra bruta de crack e um celular roubado.
Alvos da operação
Ao todo, a operação prendeu dez homens e três mulheres. Entre os detidos, também estão um suspeito da Bolívia, um da Tanzânia e dois de Moçambique.
Apontado como “porta-voz” e segurança do fluxo, que controla a entrada e saída de usuários de droga, o outro alvo Alex Julio Jesus Costa, 32, foi flagrado “verbalizando com Guardas Municipais” e exercia “poder de influência” e era “temido no local”.
Também foram presos Renato Carvalho, 47, José Aparecido da Silva, , e o boliviano Domingo Reinado Limachi Huanca, , acusados de atuar diretamente no tráfico de drogas.
Já os demais presos ocupariam cargos de auxiliar ou de mula. São eles: Alisson Nelson Silva Santos, 42, Erik Lionel Amaral Ramos, 39, e Juliana Cristina Constantino, 38. Também foi capturada a foragida Nadja Meirijane da Silva, 40.
Tráfico de drogas
Já os outros detidos, flagrados comercializando drogas na Rua da Aurora, próximo ao fluxo, foram pegos na madrugada anterior.
Foram indiciados Tiago Sebastião Sitambure, 45, Kabote Mfaume Kiboko, 60, Itumeleng Seqhobane, 32, e Maige Njauri Bahame, 29. Com eles, os investigadores encontraram maconha e cocaína.
Kabote e Maige foram Vistos saindo da Cracolândia, Kabote e Maige teriam sido vistos em atitude suspeita, “a todo momento olhando para os lados e conversando ao pé do ouvido”, segundo a investigação.
Eles teriam feito transações com os outros suspeitos em seguida e foram supreendidos pela abordagem policial. No interrogatório, os quatro permaneceram em silêncio.
Considerando todos os suspeitos, a operação apreendeu 243 porções de cocaína, 27 de maconha, um simulacro de arma de fogo e balanças de precisão foram apreendidos.