metropoles.com

Operação mira esquema de notas fiscais falsas em SP e mais 3 estados

Grupos ligados ao esquema emitiram R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas; Receita Federal e PF cumpriram 16 mandados de busca só em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Receita Federal
receita1
1 de 1 receita1 - Foto: Divulgação/Receita Federal

São Paulo – Uma força-tarefa da Receita Federal e da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (16/5) mira um esquema bilionário de notas fiscais falsas em São Paulo e outros três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A Operação Gauteng investiga empresas de fachada que emitiram R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas destinadas a “limpar” operações de grupos que atuam na cadeia de sucatas. Apenas no estado de São Paulo, 20 servidores da Receita atuaram no cumprimento do 16 mandados de busca e apreensão na capital e nas cidades de Ribeirão Preto e Jaboticabal.

Segundo a Receita Federal, o cruzamento de dados e o uso de informações de inteligência detectaram indícios de fraude praticada com notas fiscais pelas empresas inexistentes. Foram identificados três núcleos criminosos que envolvem mais de 80 pessoas e empresas da cadeia de metalurgia e siderurgia.

Os núcleos, de acordo com as investigações, vinham utilizando notas fiscais falsas para burlar órgãos fiscalizadores, sonegar impostos e “esquentar” mercadorias roubadas.

Além de operações com sucatas, o operador do esquema movimentou bilhões de reais em notas fiscais de ouro, de acordo com a Receita. Há suspeitas de que as transações estejam relacionadas a crimes de lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios, sonegação de impostos e outros delitos.

No total, a Justiça determinou o cumprimento de 59 mandados de busca e apreensão em empresas e em residências de pessoas que participam do esquema criminoso.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?