metropoles.com

Onda de calor: Inmet registra temperatura acima de 35º em 16 cidades

Segundo o instituto de meteorologia, o pico do calor extremo está previsto para sábado e domingo em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
foto colorida de homem sentindo calor sem camisa na Avenida Paulista, perto de termômetro que marca 34 graus - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de homem sentindo calor sem camisa na Avenida Paulista, perto de termômetro que marca 34 graus - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo – Medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que 16 cidades no estado de São Paulo sofreram com a onda de calor e registraram temperaturas acima de 35ºC nesta quarta-feira (20/9).

A temperatura mais alta foi na cidade Ituverava, no interior, que chegou a 38,5ºC. Valparaíso foi outro município que teve calor acima dos 38ºC, registrando 38,2ºC.

Além delas, Barretos, Lins, Dracena, Tupã, Bebedouro, Rancharia, Ibitinga, Pradópolis, Ariranha, São Simão, Presidente Prudente, Bauru, Ourinhos e Marília viram seus termômetros passarem dos 35ºC.

Às vésperas da primavera, que começa oficialmente no sábado (23/9), a capital deve experimentar dias de sol intenso, com marcas entre 37º C e 39º C, de acordo com a Climatempo.

Segundo o instituto de meteorologia, o pico do calor extremo está previsto para sábado e domingo em São Paulo. A previsão é de marcas históricas de calor. Cidades do interior do estado, especialmente do oeste, noroeste e norte, podem ter temperaturas na casa dos 40° C.

Em razão do veranico fora de época, a Climatempo emitiu um alerta para a forte onda de calor e a baixa umidade de ar, que dificulta a dispersão de poluentes e agrava problemas de saúde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido em todo o país até as 18h de sexta-feira (22/9).

A onda de calor é provocada por um sistema de alta pressão atmosférica, o anticiclone, com massa de ar quente e seco que impede a chegada de frentes frias. Essas frentes frias devem permanecer estacionadas na região Sul, causando mais chuvas.

Na cidade de São Paulo, que no domingo teve o dia mais quente do ano (33,9ºC), a máxima ficou em 31,4°C nesta quarta. A medição foi feita às 16h na estação meteorológica do Inmet no mirante de Santana, na zona norte.

Segundo o instituto, a tendência é de aumento no calor todos os dias até domingo (24/9), segundo dia da primavera, quando os termômetros podem chegar a 36°C na capital paulista.

Distribuição de água na capital

Em meio à onda de calor que atinge São Paulo esta semana, a última do inverno, o governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (20/09), que vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital. O foco são pessoas em situação de rua e o público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?