Onça-parda ameaçada de extinção morre após ser atropelada no litoral
Segundo a Polícia Militar Ambiental, um caminhão atropelou a onça-parda na Estrada Municipal Prefeito José Herculano Rosa, em Cananéia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPec) analisa o corpo de uma onça-parda que morreu na última quinta-feira (28/3) após ser atropelada por um caminhão em Cananéia, no litoral sul de São Paulo.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o acidente aconteceu na Estrada Municipal Prefeito José Herculano Rosa. A PM foi acionada por motoristas que viram o animal desacordado na via e o deslocaram para o acostamento.
A equipe do IPec constatou que se tratava de uma onça-parda fêmea jovem, que sofreu um trauma no crânio.
De acordo com o Instituto, o animal passará por necrópsia e a ossada será incluída na coleção científica da entidade, como parte do acervo para pesquisa, onde poderá ser consultada por pesquisadores do IPec ou associados.
A onça-parda ou puma, (Puma concolor) também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é o segundo maior felino das Américas, atrás apenas da onça-pintada e atualmente está ameaçada de extinção.
As principais ameaças de extinção desta espécie são a redução de seu habitat, causado especialmente por desmatamentos, e a prática da caça ilegal.