O que você precisa saber para prestar o Enem neste domingo em SP
Veja como vai funcionar a gratuidade do transporte na região metropolitana, as principais mudanças no trânsito e os horários da prova
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (5/11), em todo o país. Quase 4 milhões de brasileiros estão inscritos para o vestibular, que terá 590 mil participantes no estado de São Paulo.
Com o volume alto de vestibulandos, a Prefeitura da capital paulista e o governo do estado anunciaram operações especiais para o trânsito, transporte público e a segurança na região metropolitana. Confira o que muda em São Paulo por causa da prova e os detalhes sobre o exame:
Transporte gratuito
Todas as linhas do Metrô, da ViaMobilidade, da ViaQuatro e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão catraca livre nos dois dias de prova do Enem, 5 e 12 de novembro. A gratuidade será concedida entre 9h e 21h. Os ônibus da EMTU também terão isenção da tarifa no mesmo horário, assim como os ônibus municipais da capital paulista.
A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai reforçar a frota de algumas linhas que operam em locais onde as provas serão aplicadas. A gratuidade será para todas as pessoas que utilizarem os ônibus no período entre 9h e 21h.
Outras cidades da região metropolitana também anunciaram que oferecerão catracas livres aos estudantes, como Osasco, Itaquaquecetuba e São Bernardo do Campo.
Nestes três casos, no entanto, o passe livre só será disponibilizado para quem apresentar o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2023. Os horários a gratuidade será válida também são diferentes entre as cidades.
Mudanças no trânsito
O programa Ruas Abertas será suspenso nos dois dias de prova, tanto na Avenida Paulista quanto no bairro da Liberdade. As ciclofaixas de lazer também não serão montadas nas duas datas.
Com isso, os veículos estarão liberados para passar nos locais. Segundo a prefeitura, a medida visa facilitar o deslocamento dos estudantes que prestarão o Enem.
Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão intensificar o monitoramento dos principais corredores da cidade para dar mais fluidez ao trânsito e garantir a segurança de pedestres.
Policiamento
A Polícia Militar vai reforçar o policiamento na cidade neste domingo. Segundo o governo de São Paulo, mais 1,2 policiais estarão nas ruas no dia do exame, além de 594 viaturas.
Parte do efetivo policial vai auxiliar na escolta das provas até os locais de aplicação, como universidades e unidades prisionais e socioeducativas.
Sobre a prova
No primeiro domingo, a prova começa às 13h30, mas é importante chegar cedo já que os portões fecham às 13h. A partir do meio-dia já será possível entrar nos locais onde o exame será aplicado. O horário máximo para terminar a prova é às 19h.
Os participantes que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terão uma hora a mais para concluir o Enem.
Na Página do Participante, no site do Inep, é possível conferir o local de prova. Para entrar na sala em que o exame será aplicado o estudante deve obrigatoriamente apresentar um documento de identificação oficial com foto. São válidos documentos como RG, carteira de motorista e passaporte.
Documentos digitais, como e-Título e CNH digital, também serão aceitos se forem apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de tela não serão aceitas.
Também é obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para responder as questões.
Não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação, mas o Inep recomenda que os alunos levem o material.